06 Super Receitas de enraizadores naturais caseiros

0

Como o próprio nome sugere, os enraizadores de plantas são substâncias que estimulam o crescimento das raízes. Normalmente, eles são utilizados após o transplante de mudas ou para o desenvolvimento de novas raízes a fim de fortalecer a planta.

Ou seja, ele é um tipo de fertilizante que pode ser empregado em qualquer situação que exija a formação de raízes, como a produção de mudas, estaquia, alporquia e divisão de touceiras. Esse processo merece muita atenção, pois interfere diretamente na sobrevivência do vegetal, tendo em vista que ele se alimenta por meio da raiz.

Além de garantir que a planta sobreviva, o enraizador consegue diminuir o tempo de enraizamento, aumentar o número de raízes e deixá-las uniformes, desenvolver raízes mais fortes e impulsionar o desenvolvimento saudável das mudas.

No mercado, conseguimos encontrar diversos hormônios enraizadores sintéticos, disponíveis em forma de gel, líquido e pó. Porém, eles costumam ter um preço elevado, o que dificulta o acesso aos pequenos produtores.

Além do mais, algumas pessoas preferem não utilizar produtos químicos nas plantas, pois acreditam que podem prejudicar tanto a saúde dos vegetais quanto das pessoas. Como solução, temos os enraizadores naturais, produtos 100% caseiros e super acessíveis.

Continue a leitura e confira algumas receitas de enraizadores naturais para você fazer hoje mesmo!

06 Enraizadores naturais caseiros poderosos

Antes de mostrarmos algumas receitas poderosas, vale frisar que certas espécies de plantas enraízam com mais facilidade, sendo necessário apenas deixá-las na água. Alguns exemplares são: hortelã, manjericão, melissa, salsinha, orégano, stévia, sálvia e tomilho.

Caso não deseje cultivar nenhum desses exemplares e já saiba que a planta escolhida costuma ter dificuldade para desenvolver novas raízes, recomendamos testar as receitinhas abaixo.

01. Tiririca

Para muitos, a tiririca é uma praga. No entanto, ela pode ser um ótimo enraizador natural. Para desfrutar dos seus benefícios, você deve juntar suas folhas e bulbos, higienizá-los e bater em um liquidificador com água.

Em seguida, basta deixar as estacas de molho na solução de tiririca por 24 horas e depois plantá-las normalmente.

enraizamento de estacas
A tiririca, considerada uma praga, é um forte enraizador natural.

02. Grãos de lentilha

Esse método é um dos mais famosos e adorados pelos produtores. Fazer um enraizador com os grãos de lentilha é bem simples! O primeiro passo é colocar três colheres de sopa de lentilha crua em um recipiente com água, deixando-a imersa durante 24 horas.

Depois, escorra a água e mantenha a lentilha apenas úmida até que comece a germinar, o que normalmente ocorre no quinto dia. Durante o processo de germinação, as sementes produzem o ácido indolbutírico, responsável por estimular a produção de raízes.

Quando perceber que a lentilha está germinada, você deve bater as sementes no liquidificador com água até obter uma mistura homogênea semelhante a um suco. Em seguida, coe a mistura para separar o bagaço do líquido.

Separe esse líquido e coloque suas estacas de molho no enraizador caseiro. Você pode deixá-las por 03 dias na mistura, trocando o líquido diariamente. Por fim, basta plantar as mudas na terra.

03. Batata doce roxa

O enraizador de batata doce também é bastante conhecido. Para fazer esse enraizadornatural, você deve cortar em rodelas uma batata doce com casca e colocá-las em um liquidificador com água o suficiente para cobrir os pedaços. Em seguida, coe a mistura para separar o líquido do bagaço.

Agora, basta colocar as mudas na solução natural por 24 horas e depois plantá-las. Para que o efeito seja ainda melhor, é importante comprimir bem a terra, a empurrando com as mãos.

Fica o lembrete: para essa receita você deve utilizar a batata doce roxa, pois ela é rica em vitamina B que facilita o enraizamento. Nas demais espécies, como a batata doce branca e amarela, a taxa de vitamina é bem menor.

enraizador de batata doce
Essa receita de enraizador com batata doce é ótima! Mas tem que ser a batata doce roxa, não esqueça.

04. Arroz

Esse enraizador é uma verdadeira mistura, mas muito potente. Para fazê-lo você vai precisar de: uma xícara de arroz, 03 cascas de ovos, 2 colheres de pó de café e 1 litro de água.

O primeiro passo é deixar o arroz de molho em uma vasilha com água por 24 horas. Em seguida, pegue os grãos e a água em que ele ficou descansando e coloque no liquidificador junto com os outros ingredientes.

Bata por 6 minutos na velocidade máxima, coloque o líquido em um recipiente e deixe suas estacas na solução por apenas 15 minutos, esse tempo é suficiente para elas absorverem todos os nutrientes do enraizador. Depois, pode plantá-las normalmente.

A mistura pode ficar guardada na geladeira por alguns dias, mas não recomendamos deixar muito tempo, pois existem grandes chances de ficar um cheiro bem forte na cozinha inteira.

05. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é conhecido por ser um inseticida natural capaz de acabar com diversos tipos de pragas. Além disso, ele também é um ótimo enraizador natural, pois possui mais de 30 oligoelementos que ajudam no crescimento das plantas.

Para desfrutar dos seus benefícios enraizantes, basta misturar 03 colheres de chá de vinagre de maçã em 01 litro de água. Mergulhe a estaquia na solução por alguns minutos e em seguida a transfira para o solo.

06. Chá de salgueiro

enraizador para orquídeas
O chorão, também conhecido como salgueiro, tem excelentes propriedades enraizadoras.

O salgueiro, também conhecido como chorão, possui ácido salicílico e ácido indolbutírico, poderosas substâncias que estimulam o enraizamento. Para aproveitá-las você precisa fazer um chá com os brotos do salgueiro, lembrando que quanto mais verdes, maior a concentração dos ácidos.

Corte os brotos em pequenos pedaços e coloque-os em um recipiente. Em seguida, despeje água fervente sobre eles e deixe a mistura descansar por 24 horas.

Depois desse período, você pode colocar a estaquia no chá por alguns minutos (ou várias horas). O que irá determinar o tempo é o nível de concentração do chá. Essa solução também pode ser utilizada para regar plantas recém mudadas.

Após a leitura, esperamos que você tenha conhecido alguns enraizadores naturais simples que você pode fazer em casa utilizando poucos ingredientes. Além de serem práticos e super eficientes, são bem mais acessíveis que os hormônios sintéticos vendidos nas floriculturas. Escolha sua receita preferida e tenha plantas fortes e saudáveis por muito tempo.

E você, conhece algum outro enraizador? Conte-nos suas experiências com enraizamento! 💚

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More