Saiba como Cultivar Orégano e ainda fazer chá!

0

Já pensou em plantar orégano, em vaso, na sua casa? Essa pode ser uma ótima ideia! Vasinhos de tempero, além de úteis, dão um charme especial ao seu lar.

Talvez você esteja pensando nele só como um tempero, mas ele tem muito mais utilidades do que ser o responsável por aquele cheiro e sabor maravilhoso de pizza assada!

Cultivar essa erva, muito usada em pratos mediterrâneos, é bem simples, não há muito segredo. Claro que algumas dicas são necessárias para facilitar o seu trabalho!

Neste artigo você vai aprender como plantar o orégano, cuidar e colher. Além disso, vai descobrir quais outros benefícios você pode obter dessa erva. Você vai adorar!

Conhecendo um pouco sobre o orégano

O orégano, ou orégão, é uma erva aromática originária do mediterrâneo. Na Grécia antiga, ela era descrita como “alegria da montanha”. Segundo a lenda, ela teria sido criada pela deusa Afrodite.

Cultivar orégano em vaso
Essa erva não pode faltar em sua casa. Comece agora mesmo a cultivá-lo!

Os gregos também acreditavam que ele protegia a saúde e trazia boa sorte, além de simbolizar a alegria. Por isso, naquela cultura, era comum plantar essa erva perto das casas para afastar os maus espíritos. 

Seu sabor e aroma são inconfundíveis. Tanto que os conquistadores romanos, ao conhecerem-no, gostaram tanto que levavam-no com eles. Isso ajudou a  espalhar essa erva por todo canto, à medida que invadiam território após território.

No Brasil, o orégano é conhecido por ser um dos principais temperos usados na culinária, apesar de seu uso não ser tão diversificado. Normalmente é usado com molhos de tomate e queijo.

Além disso, é uma erva tão poderosa, que pode ser usada como remédio fitoterápico. Você sabia? Segundo a “sabedoria popular”, ele “levanta o ânimo” das pessoas. Que tal um chá de orégano? Falaremos disso mais para a frente…

AH! Não podemos deixar de falar: o nome científico do orégano é Origanum vulgare

Como plantar orégano, qual a melhor forma?

Há várias formas de propagação do orégano. Se você vai plantar orégano em vaso, verá que isso não será nada difícil. Vamos explicar abaixo as formas mais comuns:

A partir de sementes

Esta é a forma mais simples, porém mais demorada. O melhor seria fazer isso em uma sementeira para depois transplantar para o vaso. Assim você poderá escolher a muda que se desenvolver melhor.

Se você pretende cultivar vários pés de orégano, vale a pena. Para um só vaso, não seria o ideal.

Chá de orégano ajuda a melhorar o ânimo.
O orégano, se bem cuidado, fica lindo, cheio de folhas.

Basta colocar a terra, fazer um pequeno buraco com o dedo e cobri-lo. Não deixe a semente do orégano muito afundada, apenas 1 centímetro da superfície, mais ou menos.

É importante observar que os vasos devem ser maiores que 20 centímetros e que tenham pelo menos um furo embaixo.

Saiba um pouco mais sobre como plantar dessa forma aqui mesmo no blog. Lei a o artigo que fala sobre os erros comuns ao plantar a partir de sementes.

Por mudas

Você pode comprar mudas de orégano em lojas especializadas. Assim você economiza o tempo de esperar as sementes germinarem e as mudas crescerem.

Se você está começando na arte de plantar, recomendo usar essa forma. É a mais fácil e com mais chance de sucesso. Basta escolher a sua muda e depois transplantá-la para o vaso definitivo.

Por estaquia

Plantar por estaquia é uma forma comum, apesar de não ser tão simples. Contudo, não é um bicho de sete cabeças, você conseguirá fazer sem problema algum.

Único porém é que você vai precisar de outro pé de orégano, de onde você vai tirar um pequeno ramo para fazer a estaquia. 

Leia, aqui mesmo no blog, o artigo que explica com mais detalhes o que é estaquia. Como eu disse há pouco, não é difícil. Mas não recomendo essa técnica se você for principiante. Neste momento é mais importante você aprender a cuidar do orégano.

plantar orégano por estaquia
Plantar por estaquia não é difícil, mas precisa ter um mínimo de conhecimento.

Divisão de touceiras

A divisão de touceiras, ou também chamada de divisão de rizomas, consiste no corte dos rizomas subterrâneos, gerando novas plantas. O orégano é uma planta que cresce vigorosamente, portanto esta técnica pode ser utilizada sem medo.

Mas… preste atenção a um detalhe: é importante que a planta tenha mais de 20 centímetros para fazer a divisão de touceiras.

Como cuidar do orégano para mantê-lo sempre vigoroso

Primeiramente, você precisa saber que essa é uma planta perene, ou seja, pode viver por anos. Isso se você souber cuidar dela, obviamente.

Não há muito segredo no seu cultivo, basta você conhecer um pouco das necessidades dessa planta. Vamos falar das mais importantes:

Iluminação

Essa erva gosta muito de luz. Dê a ela o máximo de luz que puder. No entanto, não confunda luz com sol direto! Você pode plantar em algum lugar que pegue sol direto em alguns horários do dia, mas evite o sol forte por muito tempo.

Deixe seu orégano em uma parte bem clara da casa e ele ficará feliz, dando muitas folhas para você usar em seus pratos.

Coloque a sua plantinha em um lugar aberto, seco, protegido do vento e que não seja frio.

Solo

O solo deve ser rico em nutrientes, mas você não precisa adubá-lo muito. Aliás, não deve! O excesso de adubo vai deixá-lo sem aroma e com a estrutura amolecida.

Você pode fertilizá-lo usando adubo natural, principalmente se você fizer uma composteira em casa.

Lembre-se que, para plantar orégano, você tem que deixar o solo bem fofo, bem solto, e levemente umedecido.

Regas

Essa erva não gosta muito de água. Mas isso não quer dizer que você pode tratá-la como uma suculenta! Você precisa regá-la com uma certa frequência, que depende um pouco do clima da sua região.

Ervas como orégano usados como decoração da cozinha
Vasos de orégano ajudam a enfeitar seu lar, além de muito úteis!

Regue sempre que o solo estiver seco. Enfie o dedo na terra, se sair sujo, ainda tem umidade. Se sair limpo, regue um pouco. Logo você vai estar craque, sabendo a frequência ideal para regar o orégano em sua casa.

Dê preferência aos borrifadores na hora da rega. Os borrifadores jogam a água mais delicadamente, evitando, por exemplo, que o solo fique compactado.

Procure molhar a terra, não as folhas. Isso ajuda a evitar problemas com fungos, como o oídio.

Manutenção

Essa planta pode chegar a uns 70 centímetros de altura, se plantada em um canteiro. Já no vaso, chega a aproximadamente 40 centímetros.

Quando a planta tiver mais de 20 centímetros, retire, de tempos em tempos, as partes mais altas. Corte aproximadamente 10 a 15 centímetros, mas deixe a planta com, pelo menos , uns 20 centímetros de altura.

A cada 120 dias, aproximadamente, faça uma poda maior. Leia aqui no blog o artigo sobre a poda de ervas, vai ajudar muito nessa tarefa!

Usos do orégano

Com sabor forte e aroma marcante, o orégano combina bem com molhos à base de tomate, com tomate fresco, assados, pratos de queijo e omeletes.

Devido ao sabor amargo mais acentuado do que suas flores, a erva fresca dá aos pratos um sabor completamente diferente.

Ele é usado também para fazer chá. Sim! Chá! Lembra-se que foi falado que ele era considerado uma planta que ajuda a levantar o ânimo? Vamos explicar como se faz o chá abaixo.

Outros benefícios do orégano

Como você já está sabendo, ele pode ser usado de outras maneiras além de tempero. Ele é uma das plantas com efeitos antioxidantes mais poderosos, graças ao seu conteúdo de timol e outras substâncias.

O orégano também é conhecido por ajudar a regular a quantidade de glicose no sangue, sendo por isso também considerado um antidiabético.

Orégano não serve só como tempero, é uma erva medicinal também. Há quem faça chá de orégano para "levantar o astral".
Folhas secas de orégano são também usadas para fazer chá. Experimente!

Outra característica interessante: ele facilita a menstruação e ameniza as dores menstruais.

A melhor maneira de aproveitar essas propriedades é fazer um chá de orégano, que, finalmente, vamos ensinar a fazer!

Como preparar chá de orégano

Para preparar o chá de orégano podem ser utilizadas flores e folhas secas (secas, não desidratadas). No Brasil, dificilmente essa erva irá florescer. Mas se isso acontecer, aproveite! Caso não tenha flores, pode usar só as folhas secas mesmo.

Coloque cerca de 20g de orégano em um litro de água fervente. Abafe e deixe descansar por, pelo menos, 5 minutos. Não esqueça, não é aquele desidratado que você compra em saquinhos no mercado!

Este chá é eficaz contra bactérias, sendo por isso muito usado como antibiótico no tratamento de infecções urinárias, gastroenterites e pneumonias.

Esse chá é muito bom também para acalmar a tosse, pois ajuda a eliminar as bactérias e desinflama os brônquios, em casos de problemas respiratórios causados por infecções.

Além disso tudo, o chá de orégano pode ser usado em bochechos para diminuir a inflamação de gengivas e mucosas, além de aliviar a dor de dente.

Gostou desse artigo? Não esqueça de deixar o seu comentário aqui embaixo. O maior incentivo que temos é o feedback que vocês, leitores, nos dão!

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More