Como plantar stévia

0

A stévia (também escreve-se estévia) é uma planta nativa da América do Sul, mais especificamente, do Paraguai e do Brasil. Seu uso começou há séculos na florestas habitadas pelos índios Guaranis, que aproveitavam das propriedades adoçantes da planta para fazer melhorar o gosto de bebidas e chás.

Esta planta é amplamente usada na Coreia, China, Japão e Tailândia,

Porém é preciso atenção, estudos demonstraram que a ingestão do extrato de stévia em doses elevadas pode ser prejudicial à saúde. Portanto, use com moderação.

Informações técnicas

Porte

A stévia é um arbusto de pequeno porte, podendo atingir de 30 a 90 centímetros de altura.

Ciclo de vida

É uma planta perene, ou seja, pode durar vários anos.

Manutenção

Apesar desta planta gostar de solos úmidos, não deixe-o encharcado. Regue-a, com pouca água, a cada 2 ou 3 dias.

Necessidades

A stévia precisa de temperaturas acima de 10ºC, sendo que ela não resiste a temperaturas muito baixas, inferiores a -5ºC.

O solo deve ser rico em matéria orgânica e nutrientes.

Luminosidade

Ela precisa de muita exposição solar.

Propagação

Pode ser plantada por estaquia ou então por sementes, desde o começo da primavera até o mês de março.

Tipo de vaso

As raízes da stévia não ultrapassam os 15 centímetros de comprimento.

Partes usadas

Da stévia usam-se apenas as folhas.

Usos

Na culinária

A stévia é conhecida por ser um excelente adoçante, sendo cerca de 10 a 15 vezes mais doce que o açúcar da cana, em sua forma natural.

As suas folhas podem ser usadas em sobremesas, chás, sucos, molhos agridoce, pratos assados ou cozidos, no café e onde mais imaginar.

Pode salpicar as folhas moídas sobre a comida ou adicionar as folhas ao alimento enquanto está cozinhando ou depois, enquanto ainda estiver quente. É que o sabor doce é melhor liberado quando a planta é aquecida. Também pode apenas adicionar a folha no seu café ou chá.

Se quiser, pode usar as folhas secas. Para fazer isso, deixe-as por volta de 12 horas ao sol. Depois esmague-as em um almofariz até que se transforme em um pó. Use como se fosse açúcar, mas sem esquecer que será muito mais forte que o da cana. Portanto, coloque aos poucos e vá experimentando até aprender a dosagem certa.

Como planta medicinal

O consumo de stévia ajuda a regular o sistema digestivo em geral, regula também o açúcar no sangue, reduz a pressão arterial, pode ajudar pessoas com ansiedade, funciona como diurético, reduz gordura e ajuda a reduzir o apetite.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More