O que é propagação por estaquia

0

Se você está começando na arte de plantar, criando uma pequena horta doméstica ou mesmo precisando de mudas para algo maior, ou se está aprofundando seus conhecimentos, precisa saber o que é estaquia.

O plantio por estaquia é uma forma de propagação das plantas usado principalmente nas espécies que não tem sementes. Também é usado nas que tem sementes, mas elas são difíceis de germinar.

Neste artigo vamos explicar o processo de estaquia passo a passo, falar sobre os tipos de estaquia e outras informações úteis sobre este tema. Ao chegar ao fim do artigo você estará apto a fazer as suas mudas e iniciar a sua horta doméstica.

E não esqueça, sempre que tiver dúvidas ou sugestões pode nos escrever um comentário. O formulário fica no fim da página.

O que são estacas

É comum o uso da estaquia para a propagação de diversos tipos de plantas, tanto herbáceas como lenhosas. Mas, antes de explicar como fazer, você precisa saber o que é uma estaca.

Chamamos de estaca uma parte da planta que é separada da planta-mãe para se regenerar, formando assim uma planta totalmente nova.

Pode ser, por exemplo, um ramo já desenvolvido da planta que vai ser cortado e que não vai morrer, ao contrário, vai criar uma nova raiz. Porém não basta arrancar um pedaço e colocar na terra, há cuidados que você precisa ter para que tenha sucesso na criação da estaca.

Como fazer uma estaca para o plantio por estaquia

Para fazer uma estaca você precisa entender que deve causar o menor dano possível à planta. É como uma cirurgia, quanto mais cuidado tiver, menos problemas terá.

Cuidados ante do procedimento de retirada das estacas

Você vai precisar de uma lâmina bem afiada, pois assim reduzirá o ferimento na planta mãe.

Antes de começar o procedimento, é recomendável que mergulhe a ferramenta que vai utilizar em álcool isopropílico. Pode usar também uma mistura de água sanitária com água (1 parte de água sanitária para 9 partes de água). Dessa forma evita a transmissão de doenças das partes da planta que podem estar infectadas para a as partes saudáveis.

Fazendo o plantio por estaquia passo a passo

Para fazer a estaquia de caule, a mais comum para uma horta doméstica, siga os seguintes passos:

Figura mostra uma planta e onde deve-se cortar para tirar uma estaca para fazer o plantio por estaquia.
Corte o ramo mais desenvolvido, com cuidado para não machucar a planta.
Desenho da parte de baixo de uma estaca com o corte a aproximadamente 45 graus, permitindo maior área de contato com o meio enraizador.
Corte a parte de baixo do ramo conforme a figura acima.
  1. Escolha um ramo que esteja mais desenvolvido na planta. Ramos pouco desenvolvidos terão mais dificuldade em desenvolver suas raízes, pois tem menos energia.
  2. Com uma lâmina afiada ou tesoura corte o ramo escolhido. Cuidado com o instrumento que vai usar para ele não “mascar” a planta. Deve ser feito um corte, sem amassar o ramo.
  3. Faça um corte de 45º na parte de baixo da estaca (a parte que estava ligada na planta mãe), deixando uma área maior de contato com a água ou com a terra (depende de onde você vai colocar a estaca inicialmente).
  4. É importante evitar que a parte que será separada use os carboidratos armazenados e sua energia para a formação de frutos e sementes. Para isso remova as flores e os botões que existirem na estaca.
  5. Insira as estacas em um meio de enraizamento, como areia grossa, vermiculita, terra, água ou uma mistura de turfa e perlita. É importante escolher o meio de enraizamento correto para obter um bom enraizamento no menor tempo possível. Em geral, o meio de enraizamento deve ser estéril.
  6. Prepare o local onde você vai inserir as estacas, drenando-o bem e afofando bem a terra para permitir que receba bastante oxigênio. Umedeça a terra antes de inserir as estacas, porém não deixe-a encharcada.
  7. Coloque estacas de caule e de folhas em luz indireta. Os cortes de raízes podem ser mantidos no escuro até que novos brotos apareçam.
  8. Mantenha o solo uniformemente úmido enquanto as estacas estão enraizando e formando novos brotos. Mas muita atenção para não regar em excesso!

Hormônio enraizador para estaquia

Em lojas especializadas você encontra facilmente um hormônio enraizador para estaquia. Se for usar um, dê preferência aos que contenham um agente fungicida.

O hormônio enraizador vai ajudar a acelerar o enraizamento, aumentar o número de raízes ou obter um enraizamento mais uniforme (exceto em hastes macias e carnudas).

Antes de inserir as estacas no meio enraizador, mergulhe as estacas no hormônio. Retirar e bata suavemente para tirar o excesso. Agora você pode colocar as estacas na terra ou outro meio enraizador que esteja utilizando.

Dica: Use um recipiente separado para mergulhar as estacas, evitando assim uma possível contaminação de todo seu suprimento de hormônio de enraizamento.

Tipos de estacas

No plantio por estaquia não usamos apenas os ramos da planta. Há vários tipos de estaca que podem ser feitos, cada um indicado para um tipo de planta ou situação. Abaixo veremos quais são os tipos que existem e para que servem.

Estacas de caule

São diversas as espécies de plantas que são propagadas por estacas de caule. A retirada da estaca pode ser feita em qualquer época do ano para muitas, porém as estacas de caule de muitas plantas lenhosas devem ser colhidas no outono ou na estação de dormência.

Recortes de ponta: retire um pedaço de haste de 5 a 15 centímetros, incluindo o botão terminal. Faça o corte logo abaixo de um nó. Remova as folhas inferiores que possam tocar ou ficar abaixo do meio da estaca.

Mergulhe o caule no hormônio de enraizamento, se for usar este produto. Bata suavemente no final do corte para remover o excesso de hormônio.

Insira o corte com profundidade suficiente no meio (na terra, por exemplo) de forma que se sustente. Pelo menos um nó deve estar abaixo da superfície.

Estacas de folhas

Estacas de folhas são usadas quase exclusivamente para algumas plantas de ambientes interiores. As folhas da maioria das plantas podem até produzir algumas raízes, mas não serão uma planta. Talvez simplesmente apodreçam.

Estacas de raiz

Estacas de raiz são geralmente tiradas de plantas de 2 a 3 anos de idade durante a sua estação de dormência, quando elas têm um grande suprimento de carboidratos.

Estacas de raiz de algumas espécies produzem novos brotos, que formam seus próprios sistemas radiculares, enquanto as estacas de raiz de outras plantas desenvolvem sistemas radiculares antes de produzir novos brotos.

Plantas com raízes grandes: faça um corte reto. Faça um corte inclinado de 2 a 6 polegadas abaixo do primeiro corte. Armazene a estaca por cerca de 3 semanas em serragem úmida, musgo de turfa ou areia a 4ºC. Retire do armazenamento. Insira a estaca verticalmente com o topo aproximadamente nivelado com a superfície do meio (terra, por exemplo) onde será enraizado. Este método é freqüentemente usado ao ar livre.

Desenho mostra uma raiz inserida verticalmente na terra, o que deve ser feito no caso de propagação por estaquia em plantas de raízes grandes.
Como plantar a estaca de raiz obtida de plantas de raízes grandes.

Plantas com raízes pequenas: Pegue raízes de 3 a 5 centímetros. Insira as estacas horizontalmente cerca de 30 centímetros abaixo da superfície do meio (terra, por exemplo). Este método é geralmente usado em ambientes fechados ou em um viveiro.

Desenho mostra uma raiz enterrada horizontalmente na terra, o que deve ser feito no caso de propagação por estaquia em plantas de raízes pequenas.
Como plantar a estaca de raiz obtida de plantas de raízes pequenas.

Conclusão

O método mais simples e comum para uma horta doméstica é a propagação por estaquia de caule.

Se possível, use o hormônio enraizador, isso vai ajudar muito o desenvolvimento das raízes. Tendo dúvidas sobre o hormônio, pergunte na loja que certamente irão lhe indicar o melhor para o seu caso.

Caso as primeiras estacas não se desenvolvam como o esperado, não desanime. Reveja todos os passos e verifique se não há nada a ser melhorado. A prática faz com que cada vez você aprimore sua técnica.

Fontes:

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More