Como plantar hortelã

0

A hortelã é uma planta que se adapta facilmente a diversos climas. Por esse motivo, plantar e cultivá-la é muito fácil.

Plantas de clima temperado ou ameno, as espécies de hortelã suportam bem o frio, desde que o solo não congele. Há algumas espécies que suportam bem altas temperaturas.

Informações técnicas

Porte

Embora possa atingir 1,5 metros de altura, esta planta geralmente não passa de 90 cm.

Ciclo de vida

Perene, ou seja, é uma planta que pode durar anos.

Manutenção

É comum a hortelã se tornar invasiva. Por esse motivo, sempre que possível cultive perto de calçadas, muretas ou outras superfícies duras que impeçam a sua propagação pela adjacência.

Para colher, o melhor momento é quando a planta estiver florescendo. Neste período seu aroma e sabor são mais intensos. Isso se deve à maior concentração de seus óleos essenciais neste momento.

Para realizar a colheita, corte as hastes logo acima do primeiro ou segundo par de folhas. Opcionalmente você pode colher apenas algumas folhas.

Você pode fazer a colheita de todas as hastes, 3 vezes por ano, durante 4 a 6 anos. Depois disso talvez seja necessário o replantio.

Necessidades

A hortelã precisa de um solo comum, bem drenado. Porém precisa de do solo úmido, então regue com frequência.

Luminosidade

Esta planta precisa de sol pleno, podendo ficar na sombra parcial à tarde.

Propagação

O plantio pode ser realizado de duas maneiras, através de sementes ou por divisão de rizoma. Recomenda-se que tenha um local de cultivo protegido do vento, que pode prejudicar as plantas.

O plantio pode ser realizado em vasos ou diretamente no local definitivo.

Tipo de vaso

A hortelã pode ser plantada em vasos ou floreiras.

Partes usadas

Folhas

Usos

Apesar de ser mais utilizada na cozinha ou como planta medicinal, também há quem a cultive apenas como planta ornamental.

Na culinária

Esta planta aromática é usada na cozinha para diversas finalidades. Como aromatizante em alguns produtos alimentícios. como tempero, em saladas ou então para a extração de óleo essencial.

Propriedades medicinais

Rica em vitaminas A, B e C, cálcio, ferro, fósforo e potássio, a hortelã tem diversos usos como planta medicinal. Entre eles podemos citar as cólicas uterinas, tremores nervosos, vômitos, flatulências e como estimulante estomacal. Também é muito útil para eliminação de catarros brônquicos, pois facilita a expectoração.

É comum o seu uso no tratamento da síndrome do intestino irritável, no combate à náusea e como auxiliar na digestão. Tem ação antibacteriana, anti-inflamatória, antifúngica e de descongestionante nasal.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More