Fungo branco nas plantas, como eliminar?

7

Aprender a remover fungos das plantas é essencial se você for cultivar uma pequena horta. Os fungos nas plantas são um problema comum e surgem por diversas razões, desde a infestação de algum inseto (como o pulgão) até o excesso de água na rega.

O fungo branco que vamos falar é o oídio. Em algumas espécies é difícil de identificá-lo, pois se confunde com a cor da planta, como na sálvia, por exemplo.

Para que você não sofra com os fungos brancos nas plantas, seguem algumas dicas simples e naturais para evitar que ele apareça ou retorne às plantas da sua horta. Também será mostrado como eliminá-los, caso já tenham aparecido.

Fique tranquilo, isso tem solução e a maioria delas é simples!

O que é o oídio

O oídio é um dos problemas mais comuns nas plantas. É uma doença fúngica que afeta as folhas e caules das plantas, revestindo-as com o que parece ser uma substância branca ou cinza semelhante a um pó.

Em casos graves, o oídio pode até se espalhar para os botões, flores e frutas das plantas. Embora esse fungo possa aparecer em qualquer planta, algumas são mais suscetíveis – como a maçã, o pepino e todos os tipos de abóbora. Também é muito comum a ocorrência nas ervas aromáticas e nos temperos.

O revestimento branco prejudica a aparência da planta, mas não é fatal – a menos que não seja controlado. No entanto, à medida que ele se espalha, estressa e enfraquece a planta, além de dificultar a fotossíntese.

Ao contrário do que pensamos, este mofo branco pode aparecer em condições contrárias às que você encontraria o mofo comum. Ao invés de preferir um ambiente úmido, o oídio prefere ambientes quentes e secos.

Quando ele aparece, é comum pensar que é apenas poeira ou sujeira. Ele pode ser tirado com o dedo, mas depois ele retorna.

Felizmente, existem muitas opções para o tratamento do oídio. Veremos agora algumas delas.

Como acabar com fungos nas plantas

Existem diversas formas de combater o fungo nas plantas. Algumas são mais eficazes na prevenção e outras são melhores para matar os fungos das plantas.

Veremos algumas dessas formas abaixo. Use a que você achar melhor para o seu caso. Vale a pena testar algumas para descobrir a mais eficiente na sua horta.

Controlando o oídio com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio tem sido usado há muito tempo como uma forma de controle barato para o fungo branco nas plantas.

Foto de um pote de vidro com bicarbonato de sódio em cima de uma mesa de granito. Atrás do pote em a embalagem do bicarbonato de sódio.
O bicarbonato de sódio é um excelente agente na prevenção do oídio.

Infelizmente, o fungicida de bicarbonato de sódio é mais eficaz como preventivo, oferecendo apenas benefícios mínimos depois que suas plantas estiverem infectadas.

Se você souber quais plantas são mais suscetíveis, borrifá-las semanalmente com a receita de bicarbonato de sódio, durante o tempo úmido, pode reduzir bastante a incidência de oídio em sua horta.

Para controlar o oídio em plantas, misture o seguinte:

  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • 1/2 colher de chá de sabão líquido (opcional)
  • 1 litros de água

Importante: Não guarde a mistura não utilizada!

Embora esta receita seja conhecida por ser eficaz, ela pode queimar as folhas de algumas plantas. Portanto, teste em uma pequena área primeiro, assim saberá qual a resposta da planta a esta mistura antes de pulverizar toda a planta.

Aplique esta mistura nas plantas e repita a aplicação depois de 15 dias. Se a planta já estiver infectada com o oídio, aplique novamente ao completar 1 mês da primeira aplicação, repetindo a operação a cada 30 dias, até que as plantas fiquem curadas.

Resumindo para ficar claro:

  • Plantas saudáveis (prevenção): aplicar a mistura e repetir no 15º dia.
  • Plantas infectadas: Aplicar a mistura, repetir no 15º dia, repetir no 30º dia e, a partir desta data, a cada 30 dias até a planta não ter mais o problema do fungo branco.

É recomendado regar bem a planta alguns dias antes da aplicação. Outra dica importante: nunca aplique a mistura com sol a pino, preferencialmente faça isso à noite.

Óleo mineral e sabão

Algumas receitas recomendam aplicar também uma ou duas colheres de sopa de óleo mineral à mistura. O óleo ajuda porque ele reveste e sufoca os fungos.

O sabão pode ser um bom aliado no combate ao fungo, mas evite usar em ervas aromáticas e temperos.

Já o sabão é adicionado para ajudar a espalhar a mistura e para ela se agarrar à superfície da folha. Porém o sabão não é bom para ser usado em algumas plantas, como ervas aromáticas e temperos, por exemplo.

Usando Leite como Fungicida

Infelizmente, como foi dito, a mistura de bicarbonato de sódio não funciona tão bem para curar a sua planta, ou seja, depois que o fungo já tomou conta dela. Ela atua melhor na prevenção, quando é aplicada antes que o oídio apareça e se espalhe em sua planta.

O leite acabou tornando-se a mais recente arma secreta popular no combate ao fungo branco. Ok, não é tão secreta assim! Ele tem sido usado no tratamento de doenças por décadas.

Foto mostra um copo de leite logo depois de algo cair nele. O fundo da imagem é preto, o que dá destaque ao leite que está espirrando para fora do copo.
O leite é um ótimo produto para eliminar o oídio.

O leite já era usado como um aditivo para melhorar a propagação e aderência de outros pesticidas há anos. Mais recentemente, ele tem se mostrado muito eficiente como um spray antifúngico, especificamente contra o oídio.

Como usar o leite como antifúngico

A receita para o uso do leite no combate ao oídio é muito simples. Você pode fazer facilmente, pois tem tudo o que precisa em casa. Veja como fazer:

  1. Misture 1 parte de leite para 2 a 3 partes de água em um frasco de spray;
  2. Pulverize sobre as folhas, incluindo as não afetadas. Melhor fazer isso no sol forte.
  3. Molhe bem dos dois lados das folhas, o suficiente para que fique pingando.
  4. Repita a operação a cada 10 a 15 dias.

Usando o óleo de neem

Também chamado (erroneamente) de óleo de nim, este óleo vegetal é produzido através da extração dos óleos essenciais dos frutos e das sementes do neem.

O neem é uma árvore nativa da Índia. O significado do seu nome é “o curador de todos os males”, pois acredita-se que ela seja capaz de curar mais de 40 tipos de doenças. Mas aqui falaremos apenas dos fungos que podem aparecer nas plantas.

O óleo de neem tem sido usado como antifúngico e como inseticida por milhares de anos.

Foto de alguns galhos de neem. Aparece suas folhas em formato alongado e os pequenos frutos redondos, amarelos. O tamanho dos frutos são semelhantes às uvas.
O neem é uma árvore nativa da índia. O seu óleo é muito utilizado nos jardins e hortas.

Ele também é usado para remover o oídio, reduzindo a capacidade do fungo se reproduzir. É frequentemente recomendado como um remédio para eliminar infestações de insetos nos jardins, mas também é eficaz como fungicida no caso desse mofo branco. Pode ser encontrado em lojas especializadas em jardinagem.

No entanto, assim como o bicarbonato de sódio, o óleo de neem pode ser mais eficaz como preventivo do que como tratamento (quando o problema já ocorreu).

Conclusão

O oídio pode ser um problema recorrente e até frustrante, mas boas práticas de jardinagem podem reduzir a probabilidade desta doença incômoda se desenvolver nas plantas.

Experimente alguns dos tratamentos acima para ver qual funciona melhor para o seu jardim. Se você conhece algum outro ou tem alguma dica, não deixe de enviar um comentário no fim desta página!

Fontes:

7 Comentários
  1. Helen Diz

    Impressionante! Várias dicas e receitas! A plantinha da minha mãe está começando a ficar com as folhinhas brancas. Vou testar essa receita com leite e depois revestir com bicarbonato de sódio uma vez que ela já esteja curada. Obrigada pelas recomendações!

    1. Claudio Diz

      Vai dar certo! Obrigado por ler o blog e comentar!

    2. Sandra Diz

      Minhas plantas estão com muito mofo branco,incluse minhas ervas medicinais vou tentar a receita do leite pra vê como fica. Obrigada.

  2. Gabriella Diz

    Olá, a misturinha de bicarbonato de sódio devo aplicar quantas vezes na semana?

    1. claudio Diz

      Olá Gabriella!

      Obrigado por ler nosso blog!

      Ótima pergunta, vamos atualizar o artigo. Você deve aplicar uma vez e repetir a aplicação depois de 15 dias. Se a planta já estiver infectada, depois da segunda aplicação você repete uma vez a cada mês, até a planta estar curada.

  3. Nícolas Diz

    Bacana, adorei os métodos apresentados pois não necessitam de muito trabalho e muitas vezes temos tudo em casa já.
    Tenho um pé de fumo que todas suas folhas grandes estão cobertas pelo que acredito ser esse fungo branco, ao passar do tempo as folhas ficam fracas e começam a murchar, mesmo retirando as folhas doentes, após alguns dias até as folhas novas começam a apresentar tal fungo.

  4. Eliane Garcia Diz

    Minha roseira está com este fungo nas folhas e até caiu um botão de rosa por isso,vou fazer a dica do leite pra ver se melhora. Obrigada

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More