fbpx

07 Flores Comestíveis para Incluir na Alimentação

0

As flores comestíveis sempre fizeram parte da gastronomia oriental, mas atualmente estão conquistando seu espaço em cozinhas do mundo inteiro. No Brasil, temos um movimento crescente pela valorização de alimentos naturais e pelo consumo de plantas alimentícias não convencionais (PANCS), grupo do qual a maioria das flores faz parte.

As flores são muito versáteis e podem ser utilizadas para compor saladas, entradas, chás, doces, vinhos e geleias. Ademais, proporcionam os óleos essenciais que perfumam diversos alimentos. A seguir, confira os benefícios de inseri-las na alimentação e conheça as principais espécies!

Benefícios de consumir flores comestíveis 

Além de enfeitar o prato e acrescentar um sabor diferenciado na comida, a grande maioria das flores comestíveis apresentam propriedades muito benéficas para nossa saúde, como antioxidantes, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais. 

Elas também são ricas em carotenoides e antocianinas, substâncias que ajudam na prevenção de doenças cardíacas, câncer, diabetes e doenças degenerativas. 

Cuidados ao consumir flores 

Com todos esses benefícios, você deve estar animado com a ideia de acrescentar flores no seu cardápio. Porém, é preciso atenção em alguns pontos, pois nem toda flor é comestível e algumas podem ser tóxicas para o nosso organismo. 

O primeiro passo é identificar se determinada espécie pode ser consumida. Para isso, recomendamos que você pergunte para algum especialista, como agrônomos ou botânicos. Caso decida consultar na internet, é importante pesquisar pelo nome científico da planta, pois os nomes populares podem variar de acordo com a região.  

Além disso, é importante saber quais partes da planta podem ser consumidas. Algumas flores possuem as pétalas e inflorescências comestíveis, ao passo em que o caule e miolo são tóxicos. Ficou em dúvida se a flor é comestível ou não? Então é melhor não consumir. 

Outro ponto de atenção: flores que vieram da floricultura, que estão em calçadas ou em parques e canteiros urbanos não devem ser consumidas, pois elas podem estar contaminadas com fertilizantes químicos e metais pesados. 

Portanto, inclua na sua alimentação apenas as flores que você cultivou ou que adquiriu em estabelecimentos que comercializam esse tipo de alimento. Por fim, se você possui alergia à pólen, seria melhor evitá-las.

07 Espécies de Flores Comestíveis

Existem diversas espécies de flores que são comestíveis, mas trouxemos as mais comuns e fáceis de encontrar ou cultivar. Confira!

01.Amor-perfeito

A flor amor-perfeito possui vários compostos antioxidantes benéficos para o nosso organismo, sendo uma das flores comestíveis mais comuns. Com um sabor levemente adocicado, é utilizada para aromatizar bebidas, vinagres e sopas, além de compor a receita de saladas, doces e tortas. 

07 Flores Comestíveis para Incluir na Alimentação 1
Do vaso ao prato: o amor-perfeito pode ser usado na culinária!

A indústria da beleza também se beneficia com seu aroma característico, incorporando o amor-perfeito em cremes e perfumes.

02.Capuchinha

A Capuchinha, também conhecida como flor de chagas, é rica em vitamina C e possui um sabor picante e amargo, semelhante ao agrião.  

07 Flores Comestíveis para Incluir na Alimentação 2

Além de possuir propriedades medicinais, essa flor é muito utilizada na gastronomia, principalmente no preparo de saladas.

03.Hibisco

Com um sabor cítrico singular, o hibisco está presente em licores, geleias e chás. Com a popularização da alimentação saudável, conseguimos encontrar chá de hibisco em qualquer mercado. Tenho quase certeza que você já viu ou experimentou.

07 Flores Comestíveis para Incluir na Alimentação 3

Estudos mostram que o consumo regular de chá de hibisco ajuda a reduzir a pressão arterial. Porém, é importante dizer que essa flor é levemente ácida, então devemos consumir com moderação. 

04.Alfazema 

A alfazema é rica em propriedades relaxantes, calmantes e analgésicas. Por esse motivo,  é muito utilizada na medicina para o tratamento de ansiedade, depressão, má digestão e processos alérgicos.

Aos poucos, a Alfazema está conquistando seu espaço na gastronomia. Suas flores podem ser usadas em chás, refogados, cozidos e em sobremesas, como geleias e doces. Além disso, sua cor lilás é muito requisitada na decoração de pratos.

07 Flores Comestíveis para Incluir na Alimentação 4

É muito comum as pessoas confundirem Alfazema e Lavanda. No entanto, apesar de ambas pertencerem ao gênero Lavandula sp, a Alfazema corresponde a uma das espécies de lavandas, a Lavandula officinalis. No geral, suas flores são mais largas e apresentam uma floração tardia.

05.Calêndula Dobrada 

A Calêndula é uma flor rica em carotenoides, substância antioxidante e que ajuda a prevenir o aparecimento de doenças cancerígenas, cardiovasculares e catarata.

07 Flores Comestíveis para Incluir na Alimentação 5

Além de ser utilizada para fins medicinais na preparação de infusões, suas pétalas são usadas no preparo de sobremesas, saladas, sopas, omeletes, peixe e arroz. Devido a sua coloração alaranjada, é uma boa substituta do Açafrão.  No entanto, seu miolo é indigesto e deve ser retirado antes do preparo.

06.Flor de abóbora 

Incluir a flor de abóbora na alimentação traz diversos benefícios para o nosso organismo. Ela é rica em vitamina A e C, cálcio, fósforo e fibras. Consumir alimentos fibrosos ajuda no funcionamento do intestino e controla os picos de açúcar no sangue.

07 Flores Comestíveis para Incluir na Alimentação 6

Com um sabor suave e levemente adocicado, as flores podem ser utilizadas em recheios de tortas e para temperar arroz. Porém, muitas pessoas preferem fritá-las e servir como aperitivo, semelhante aos famosos anéis de cebola.  Que tal surpreender seus convidados servindo for de abóbora à milanesa? 

07.Flor de ipê

O ipê nos proporciona lindas flores que, além de possuírem uma beleza única, são comestíveis. Existem diversas espécies de ipê, porém as únicas que podemos afirmar que são apropriadas para o consumo são: as flores brancas (Tabebuia roseoalba), amarelas (Tabebuia impetiginosa) e roxas (Tabebuia impetiginosa). 

Suas pétalas possuem um sabor levemente amargo e um aroma adocicado. Elas podem ser consumidas cruas ou cozidas, em saladas, refogadas, salteadas em legumes, empanadas ou na farofa.

07 Flores Comestíveis para Incluir na Alimentação 7

Esperamos que após a leitura você tenha conhecido algumas flores que são comestíveis e esteja convencido a incluí-las na sua alimentação. Experimentar sabores novos é algo que sempre vale muito a pena. 

Que tal aproveitar e incluir algumas PANCS no cardápio? Clique aqui e leia nosso texto sobre as Plantas alimentícias não convencionais e seus benefícios para a saúde! Qualquer dúvida, estamos aqui!

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More