Como plantar alfazema

0

A alfazema é conhecida por seu aroma refrescante e agradável, porém ela também é uma planta medicinal muito versátil, que pode ser usada para tratar várias doenças, como má digestão, picadas de inseto, depressão e ansiedade.

Além disso a alfazema tem propriedades calmantes, analgésicas, relaxantes, antidepressivas e antiespasmódicas.

Ela apresenta-se em pequenos arbustos lenhosos. Suas flores violetas e seu aroma facilitam sua identificação.

É importante notar que a alfazema é uma das variedades da lavanda. Portanto, a alfazema é uma lavanda, mas nem toda lavanda é alfazema!

Informações técnicas

Porte

A alfazema pode chegar a 1,8 metro de altura, com largura de 1,2 a 1,5 metro. Porém, se plantar em um vaso, ela mantem-se menor.

Ciclo de vida

A alfazema é uma planta perene, ou seja, pode durar vários anos.

Manutenção

A alfazema é uma planta de fácil manutenção. A única coisa que precisa realmente ser feita é a poda. Ela ajuda a estimular a floração mais abundante e encorajar novos rebentos.

Entre o meio e o fim do verão recomenda-se fazer uma poda para retirar os caules secos e flores velhas.

Necessidades

A alfazema resiste bem ao frio. Como os cactos, ela requer solo pouco fértil, não precisando muita fertilização adicional.

O solo pode ser seco, sem necessidade de rega especial, o que facilita muito a manutenção da planta.

Luminosidade

Esta planta precisa de bastante luz solar direta, pelo menos 6 horas por dia.

Propagação

A propagação por sementes é muito difícil, não sendo aconselhada.

O ideal é plantar por estaquia, retirando as estacas das pontas dos ramos maiores. O ideal é plantar na terra misturada com um pouco de areia para que a planta tenha raízes mais fortes e seja mais resistente.

Tipo de vaso

Use vasos com profundidade mínima de 30 centímetros.

Partes usadas

Da alfazema podem ser utilizadas as flores e as folhas.

Usos

A alfazema tem uma gama enorme de aplicações. Em casa, por exemplo, você pode usar suas flores e folhas secas em saquinhos, para perfumar armários, gavetas e repelir insetos.

Vamos ver mais alguns usos desta planta:

Na culinária

A alfazema pode ser usada tanto em pratos salgados como doces. Pode-se usá-la em biscoitos, em assados ou mesmo em saladas.

Se for fazer um churrasco, pode colocar um ramo de alfazema sobre o carvão em brasa. Isso vai dar ao alimento um gosto e um aroma diferenciado.

As flores e as folhas podem ser usadas para aromatizar manteiga de ervas, azeite, açúcar e vinagre.

Como planta medicinal

Pode ser feito um chá usando 15 gramas de flores para cada litro de água. Este chá pode ajudar no tratamento de problemas como bronquite, asma, ansiedade, problemas do sono, dores de cabeça, cãibras (duas xícaras de chá por dia) e problemas digestivos.

Aplicar esta infusão no couro cabeludo livra-o de parasitas. Em animais, livra-os das pulgas.

Na horta

Como ela é uma planta resistente e que adora o sol, pode ser plantada para servir de barreira ao sol direto, protegendo outras plantas mais sensíveis.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More