Como plantar Calêndula

A calêndula, também conhecida como malmequer, é uma planta conhecida pela sua extensa lista de propriedades medicinais. Os antigos egípcios, por exemplo, acreditavam que ela tinha poder de rejuvenescimento.

Já os gregos e os persas usavam-na na comida para aromatizá-la com suas pétalas. Os hindus, por sua vez, usavam-na como planta ornamental na decoração de altares.

Entre os usos medicinais, podemos citar que um chá feito com suas pétalas ajudam a tratar dores de garganta, conjuntivite e gengivas inflamadas, além de combater a colite, úlceras e outras doenças estomacais.

Informações técnicas

Porte

A calêndula pode atingir de 30 a 50 cm de altura;

Ciclo de vida

Esta planta possui um ciclo de vida anual. Ela germina, floresce e morre em um ano ou menos.

Importante notar que é no auge do seu estado reprodutivo que ela morre, deixando, no entanto, suas sementes para dar origem a novas plantas.

Manutenção

No verão, na época mais quente, todas as hastes da planta devem ser cortadas. Assim ela voltará a crescer outra vez no início do outono e vai florescer no inverno, apesar do seu ciclo de vida anual.

Necessidades

Ela não gosta muito do calor. Apesar dela preferir o frio, não suporta temperaturas extremas.

O solo deve ser fértil e fofo, com uma boa umidade. Porém não deve deixá-lo enxarcado para evitar doenças causadas por fungos.

Luminosidade

Precisa de sol, principalmente pela manhã. À tarde precisa de sombra para prolongar a estação das flores.

Propagação

A semeadura deve ser feita de no início da primavera ou no início do outono.

Tipo de vaso

Devem ser usados vasos ou floreiras com profundidade mínima de 20 cm.

Partes usadas

Da calêndula usam-se a seiva, as folhas e as flores.

Usos

Na culinária

Suas pétalas dão um gosto levemente picante e uma cor de açafrão. Por este motivo a calêndula também é conhecida por muitos como açafrão dos pobres.

As pétalas podem ser usadas em pratos com leite, omeletes, iogurte, manteiga, arroz, requeijões, sopas, bolos e pães.

Propriedades medicinais

O uso da calêndula como planta medicinal é amplo.

Para curar calos e verrugas é usada a seiva do seu caule (uso externo).

As flores e folhas podem ser usadas para queimaduras e acme, friccionando-as nas zonas afetadas, ajudando assim a aceleração da cicatrização.

O chá das flores pode ajudar com a colite, úlceras e outras doenças estomacais. Além disso pode ser usado para fazer gargarejo, aliviando dores de garganta, ou sobre os olhos afetados por conjuntivite.

Para fazer o chá de calêndula, coloque em uma caneca água fervente e 2 colheres de sopa de pétalas desta planta. Deixe repousando por 10 minutos e está pronto.

Leave a Reply