Como plantar cebolinha-verde

0

Muito conhecida na culinária brasileira, a cebolinha-verde é originária da China e foi levada para a Europa por Marco Polo. Com suas folhas cilíndricas e ocas, não forma bulbos como a cebola.

Apesar de ser mais conhecida como ingrediente culinário, a cebolinha também tem propriedades terapêuticas.

Informações técnicas

Porte

A cebolinha pode chegar a 40 centímetros de altura.

Ciclo de vida

A cebolinha tem ciclo de vida perene, ou seja, pode durar vários anos.

Manutenção

Apesar da cebolinha conseguir resistir bem a curtos períodos de estiagem, procure regá-la de forma a manter o solo úmido, com o cuidado de não encharcá-lo.

A colheita pode ser feita entre 75 e 120 dias após o plantio, dependendo das condições de cultivo.

Necessidades

A cebolinha-verde cresce bem em diversos tipos de solo, porém dê preferência a um solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado. Solos muito ácidos são prejudiciais para esta planta.

A temperatura ideal para o cultivo da cebolinha é de 13ºC a 24ªC, porém é possível que aguentem tanto baixas como altas temperaturas.

Luminosidade

Esta planta precisa de pelo menos algumas horas de luz solar direta.

Propagação

A cebolinha pode ser plantada através da divisão de rizomas de plantas adultas ou por sementes.

As sementes podem ser plantadas em sementeiras ou diretamente no local definitivo.

Tipo de vaso

Pode ser plantada em vasos ou floreiras. É recomendado plantar em floreiras para que você possa ter cebolinha por bastante tempo, pois o espaço é maior.

Partes usadas

Da cebolinha usa-se principalmente as folhas.

Usos

Na culinária

A cebolinha-verde tem como principal característica acrescentar ou realçar o sabor dos alimentos. Apesar de ser rica em vitamina A e C, além de niacina, fósforo e cálcio, ela não é tão utilizada pelo seu valor nutritivo.

Suas folhas são usadas como condimento em queijos, tortas, molhos, carnes, saladas, legumes, verduras, omeletes e outros pratos com ovos. Costuma-se também salpicar a cebolinha em batatas assadas, purê de batata, sopas ou na decoração de outros pratos.

Propriedades medicinais

Apesar de não ser tão popularizada por isso, a cebolinha tem algumas propriedades terapêuticas. Ela é digestiva e diurética, auxiliando no tratamento da hipertensão.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More