Como Cuidar de Suculentas do Jeito Certo

0

Apesar de todo mundo gostar dessas plantinhas por serem graciosas e serem fáceis de cuidar, é importante você saber como cuidar de suculentas do jeito certo para não perder suas plantinhas.

As suculentas são uma ótima opção para quem quer ter um pouco de verde dentro de casa mas não tem espaço ou tempo para se dedicar às plantas. Elas também são excelentes itens de decoração por suas variadas formas e cores.

É preciso ter um mínimo de cuidado para que elas fiquem lindas o ano todo. Alguma atenção sempre é necessária para elas não morrerem “do nada”, como reclamam alguns.

É preciso saber algumas coisas, como o lugar onde você vai plantar, onde vai colocar a suculenta para que ela receba a quantidade correta de iluminação, como regá-la e a quantidade de água necessária para ter sua planta sempre bonita.

Neste artigo vamos você vai aprender como cuidar de suculentas de forma a mantê-las vivas e sempre viçosas. São coisas muito simples que qualquer pessoa pode fazer!

Depois de ler o artigo, não deixe de fazer seu comentário. Sua dúvida ou recomendação no fim da página é muito importante para todos que frequentam o blog!

Preparando o melhor solo para a sua suculenta

Uma das características mais conhecidas das suculentas é a pouca necessidade de água. Isso acontece porque a maioria delas tem origem em regiões áridas.

Portanto, para se desenvolverem bem, o solo precisa ter propriedades parecidas com as do local de onde elas vieram. Ou seja, um solo leve, bem drenado e não muito rico (apesar de algumas pessoas indicarem bem o contrário).

Prepare o substrato (a “mistura” onde você vai plantar) com uma parte de terra e outra parte igual de areia. Atenção, aqui estamos falando em volume, não em peso!

Você pode usar qualquer tipo de areia, exceto a da praia. Isso porque ela contém sal e é muito alcalina. Se usar areia de construção, lave-a antes de misturar à terra.

Outra opção é usar vermiculita ao invés da areia, também na proporção de um para um.

A terra deve ser estar bem solta e não pode conter torrões. Uma dica bem legal: você pode misturar algumas pedrinhas bem pequenas ou pequenos cacos de telha vermelha à areia. Isso ajudará a deixar o solo bem drenado.

Onde plantar suculentas: como escolher um vaso apropriado

Talvez você tenha ouvido falar que deve usar vasos de cerâmica, barro ou fibra de coco. Sim, estes vasos são bons e ajudam a secar o solo. Mas não é verdade que você só pode plantar as suculentas nestes tipos de vaso.

Claro que você precisa ter um certo cuidado com o recipiente para plantar suculentas, mas não é algo muito complicado de escolher. Calma, vamos explicar!

O importante é você saber que, dependendo do tipo de vaso que usar, vai precisar um pouco mais cuidado na hora da rega. Afinal, o solo não pode de maneira alguma manter-se encharcado.

Dependendo de onde plantar as suculentas, saiba que os vasos com furo embaixo são os melhores. O furo é importante, pois ajuda a não ter água em excesso. Se o vaso não tiver um furo, é recomendado que você faça-o.

Como Cuidar de Suculentas do Jeito Certo 1
Pequenos vasos com suculentas servem com lindos itens de decoração.

Outra opção é fazer um terrário. Veja aqui no nosso blog o artigo que ensina a fazer um terrário para suas suculentas passo a passo. Você vai gostar!

Quando e como regar suas plantas suculentas

Este é um item muito importante. Saber quando e como regar suas suculentas vai permitir que elas estejam sempre lindas e vai evitar que elas morram.

Muita gente acaba perdendo suas plantinhas porque irrigam-nas em excesso. Como já foi dito, elas precisam de pouca água. Isso faz com que as pessoas se percam na frequência das regas.

Claro que o período entre uma rega e outra vai depender do clima, iluminação e ventilação das plantas. Mas, de uma forma geral, pode regar a cada 15 dias no inverno e uma vez por semana no verão.

As suculentas com folhas mais grossas armazenam mais água. Essa da foto precisa ser regada com mais frequência, por exemplo.

Observe que essas plantas armazenam água nas folhas. Então, as que têm folhas mais grossas precisam, consequentemente, de menos rega. 

Como saber quando regar a suculenta

Como o clima varia muito de uma região para outra, vamos explicar como saber se está na hora de regar sua suculenta.

Lembre-se, o solo não pode ficar encharcado continuamente. Então, para saber se está na hora de regar, basta enviar o dedo ou um palito no substrato. Se a camada inferior estiver seca, pode regar.

É comum a camada superior secar e a parte de baixo ainda estar bem úmida. Se regar neste momento, vai ter excesso de água e a suculenta vai morrer.

Como regar a suculenta

Você não deve jogar água diretamente nas folhas, pois elas podem apodrecer. Portanto, coloque a água diretamente na terra.

Se você tiver um prato embaixo do vaso (vaso com furo), o excesso de água vai se acumular nele. Tire essa água que “sobrou”. Se não tiver o pratinho, use um papel absorvente, como um jornal, até sair toda a água excedente.

Basicamente você até pode encharcar a terra ao regar, desde que tenha como o excesso de água sair. Essas plantas gostam de aproveitar toda a água gradativamente, enquanto seca a terra por completo.

A iluminação ideal: qual o melhor lugar para as suculentas?

Já falamos que as suculentas em geral são originárias de locais áridos, não é? Então… isso significa que as suculentas gostam de sol, de muita luz!

Apesar de algumas preferirem locais com luz indireta, todas precisam de uma forma de luz. Ou seja, locais com muita sombra, como escritórios ou banheiros, não são adequados para elas (a não ser que elas fiquem na janela).

Se você está em dúvida se a sua planta está recebendo luz em quantidade suficiente, observe-a. O alongamento das folhas é um sinal de que a iluminação é insuficiente.

Explicando melhor: se a planta estiver procurando mais luz, ela vai começar a ficar alta e com bastante espaço entre as folhas. Tecnicamente este fenômeno é conhecido como estiolamento.

Cuidado com a luz direta do sol no verão, pois pode prejudicá-las. Nessa época é bom observar bem se não é necessário um lugar onde ela receba iluminação indireta.

Como Cuidar de Suculentas do Jeito Certo 2
Você pode usar a criatividade na escolha dos vasos para as suculentas!

Resumindo: sim, as suculentas gostam de sol, mas sol muito forte e por muito tempo pode ser ruim para elas.

As suculentas precisam ser podadas?

Outra grande vantagem das suculentas: elas não precisam de poda! Essa é outra característica que facilita a vida de quem tem essas plantinhas em casa.

No entanto, é bom sempre retirar as folhas secas, mortas ou que estejam morrendo. Isso ajuda a mantê-las sempre saudáveis e lindas.

Como fazer mudas das suas suculentas

Você vai se impressionar ao saber como fazer mudas de suculentas, pois é muito fácil! Essa é mais uma característica que faz das suculentas as plantas preferidas de muita gente.

Basta você arrancar uma folha e enfiá-la na terra. Obviamente, com a ponta que ficava no caule para baixo. Logo a folha criará raízes, se transformando em uma nova plantinha.

Algumas dicas sobre as suculentas

Com o tempo é provável que você fique viciado nas suculentas. Vai querer fazer diversos arranjos, aprimorando cada vez mais sua técnica de cultivo. Você pode aproveitar essas plantinhas para dá-las de presente. Algo delicado e que agrada muito!

Outra dica é ficar sempre de olho nos sinais que elas dão. Com o tempo você vai saber se elas precisam de mais ou menos água, mais ou menos luz e os melhores locais para deixá-las.

Use a criatividade para montar seus arranjos. Você pode usar diversos tipos de recipientes como vasos. Até mesmo rolhas, bules, xícaras ou qualquer outro potinho.

É interessante como as suculentas se adaptam ao espaço que elas tem. Se tiverem bastante espaço, crescem mais, se tiverem pouco, mantém-se pequenas.

E você, tem mais alguma dica importante para dar? Escreva-nos no formulário ao final da página!

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More