fbpx

Fungo branco nas plantas, como eliminar?

Foto mostra as folhas de uma parreira contaminadas com o fungo branco, conhecido como oídeo.

Aprender a remover fungos das plantas é essencial se você for cultivar uma pequena horta. Os fungos nas plantas são um problema comum e surgem por diversas razões, desde a infestação de algum inseto (como o pulgão) até o excesso de água na rega.

O fungo branco que vamos falar é o oídio. Em algumas espécies é difícil de identificá-lo, pois se confunde com a cor da planta, como na sálvia, por exemplo.

Para que você não sofra com os fungos brancos nas plantas, seguem algumas dicas simples e naturais para evitar que ele apareça ou retorne às plantas da sua horta. Também será mostrado como eliminá-los, caso já tenham aparecido.

Fique tranquilo, isso tem solução e a maioria delas é simples!

O que é o oídio

O oídio é um dos problemas mais comuns nas plantas. É uma doença fúngica que afeta as folhas e caules das plantas, revestindo-as com o que parece ser uma substância branca ou cinza semelhante a um pó.

Não confunda este fungo com as cochonilhas! Elas são insetos muito pequenos que, por seu tamanho, podem não ser identificados como tal ao olhar desatentamente. Aqui no blog há um artigo sobre isso, caso queira saber o que são cochonilhas e como eliminá-las.

Em casos graves, o oídio pode até se espalhar para os botões, flores e frutas das plantas. Embora esse fungo possa aparecer em qualquer planta, algumas são mais suscetíveis – como a maçã, o pepino e todos os tipos de abóbora. Também é muito comum a ocorrência nas ervas aromáticas e nos temperos.

O revestimento branco prejudica a aparência da planta, mas não é fatal – a menos que não seja controlado. No entanto, à medida que ele se espalha, estressa e enfraquece a planta, além de dificultar a fotossíntese.

Ao contrário do que pensamos, este mofo branco pode aparecer em condições contrárias às que você encontraria o mofo comum. Ao invés de preferir um ambiente úmido, o oídio prefere ambientes quentes e secos.

Quando ele aparece, é comum pensar que é apenas poeira ou sujeira. Ele pode ser tirado com o dedo, mas depois ele retorna.

Felizmente, existem muitas opções para o tratamento do oídio. Veremos agora algumas delas.

Como acabar com fungos nas plantas

Existem diversas formas de combater o fungo nas plantas. Algumas são mais eficazes na prevenção e outras são melhores para matar os fungos das plantas.

Veremos algumas dessas formas abaixo. Use a que você achar melhor para o seu caso. Vale a pena testar algumas para descobrir a mais eficiente na sua horta.

Controlando o oídio com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio tem sido usado há muito tempo como uma forma de controle barato para o fungo branco nas plantas.

Foto de um pote de vidro com bicarbonato de sódio em cima de uma mesa de granito. Atrás do pote em a embalagem do bicarbonato de sódio.
O bicarbonato de sódio é um excelente agente na prevenção do oídio.

Infelizmente, o fungicida de bicarbonato de sódio é mais eficaz como preventivo, oferecendo apenas benefícios mínimos depois que suas plantas estiverem infectadas.

Se você souber quais plantas são mais suscetíveis, borrifá-las semanalmente com a receita de bicarbonato de sódio, durante o tempo úmido, pode reduzir bastante a incidência de oídio em sua horta.

Para controlar o oídio em plantas, misture o seguinte:

  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • 1/2 colher de chá de sabão líquido (opcional)
  • 1 litros de água

Importante: Não guarde a mistura não utilizada!

Embora esta receita seja conhecida por ser eficaz, ela pode queimar as folhas de algumas plantas. Portanto, teste em uma pequena área primeiro, assim saberá qual a resposta da planta a esta mistura antes de pulverizar toda a planta.

Aplique esta mistura nas plantas e repita a aplicação depois de 15 dias. Se a planta já estiver infectada com o oídio, aplique novamente ao completar 1 mês da primeira aplicação, repetindo a operação a cada 30 dias, até que as plantas fiquem curadas.

Resumindo para ficar claro:

  • Plantas saudáveis (prevenção): aplicar a mistura e repetir no 15º dia.
  • Plantas infectadas: Aplicar a mistura, repetir no 15º dia, repetir no 30º dia e, a partir desta data, a cada 30 dias até a planta não ter mais o problema do fungo branco.

É recomendado regar bem a planta alguns dias antes da aplicação. Outra dica importante: nunca aplique a mistura com sol a pino, preferencialmente faça isso à noite.

Óleo mineral e sabão

Algumas receitas recomendam aplicar também uma ou duas colheres de sopa de óleo mineral à mistura. O óleo ajuda porque ele reveste e sufoca os fungos.

Fungo branco nas plantas, como eliminar? 1
O sabão pode ser um bom aliado no combate ao fungo, mas evite usar em ervas aromáticas e temperos.

Já o sabão é adicionado para ajudar a espalhar a mistura e para ela se agarrar à superfície da folha. Porém o sabão não é bom para ser usado em algumas plantas, como ervas aromáticas e temperos, por exemplo.

Usando Leite como Fungicida

Infelizmente, como foi dito, a mistura de bicarbonato de sódio não funciona tão bem para curar a sua planta, ou seja, depois que o fungo já tomou conta dela. Ela atua melhor na prevenção, quando é aplicada antes que o oídio apareça e se espalhe em sua planta.

O leite acabou tornando-se a mais recente arma secreta popular no combate ao fungo branco. Ok, não é tão secreta assim! Ele tem sido usado no tratamento de doenças por décadas.

Foto mostra um copo de leite logo depois de algo cair nele. O fundo da imagem é preto, o que dá destaque ao leite que está espirrando para fora do copo.
O leite é um ótimo produto para eliminar o oídio.

O leite já era usado como um aditivo para melhorar a propagação e aderência de outros pesticidas há anos. Mais recentemente, ele tem se mostrado muito eficiente como um spray antifúngico, especificamente contra o oídio.

Como usar o leite como antifúngico

A receita para o uso do leite no combate ao oídio é muito simples. Você pode fazer facilmente, pois tem tudo o que precisa em casa. Veja como fazer:

  1. Misture 1 parte de leite para 2 a 3 partes de água em um frasco de spray;
  2. Pulverize sobre as folhas, incluindo as não afetadas. Melhor fazer isso no sol forte.
  3. Molhe bem dos dois lados das folhas, o suficiente para que fique pingando.
  4. Repita a operação a cada 10 a 15 dias.

Usando o óleo de nin

Também chamado (erroneamente) de óleo de nim, este óleo vegetal é produzido através da extração dos óleos essenciais dos frutos e das sementes do nim (neem, em inglês).

O nim é uma árvore nativa da Índia. O significado do seu nome é “o curador de todos os males”, pois acredita-se que ela seja capaz de curar mais de 40 tipos de doenças. Mas aqui falaremos apenas dos fungos que podem aparecer nas plantas.

O óleo de nim tem sido usado como antifúngico e como inseticida por milhares de anos.

Foto de alguns galhos de neem. Aparece suas folhas em formato alongado e os pequenos frutos redondos, amarelos. O tamanho dos frutos são semelhantes às uvas.
O nim é uma árvore nativa da índia. O seu óleo é muito utilizado nos jardins e hortas.

Ele também é usado para remover o oídio, reduzindo a capacidade do fungo se reproduzir. É frequentemente recomendado como um remédio para eliminar infestações de insetos nos jardins, mas também é eficaz como fungicida no caso desse mofo branco. Pode ser encontrado em lojas especializadas em jardinagem.

No entanto, assim como o bicarbonato de sódio, o óleo de nim pode ser mais eficaz como preventivo do que como tratamento (quando o problema já ocorreu).

Conclusão

O oídio pode ser um problema recorrente e até frustrante, mas boas práticas de jardinagem podem reduzir a probabilidade desta doença incômoda se desenvolver nas plantas.

Experimente alguns dos tratamentos acima para ver qual funciona melhor para o seu jardim. Se você conhece algum outro ou tem alguma dica, não deixe de enviar um comentário no fim desta página!

Fontes:

17 comments

comments user
Helen

Impressionante! Várias dicas e receitas! A plantinha da minha mãe está começando a ficar com as folhinhas brancas. Vou testar essa receita com leite e depois revestir com bicarbonato de sódio uma vez que ela já esteja curada. Obrigada pelas recomendações!

    comments user
    Claudio

    Vai dar certo! Obrigado por ler o blog e comentar!

    comments user
    Sandra

    Minhas plantas estão com muito mofo branco,incluse minhas ervas medicinais vou tentar a receita do leite pra vê como fica. Obrigada.

      comments user
      Luciano Passos

      Tenho no tronco da jabuticabeira esse pó branco, sera que é oidio?

        comments user
        O Dedo Verde

        Olá!

        O oídio é comum nas folhas, então não me parece ser este o problema. Separei um link para você dar uma olhada, talvez te ajude: Clique aqui para abrir. Mas, se você tiver um pomar, não apenas uma jabuticabeira, o melhor a fazer é recolher amostras desse pó branco e enviá-las a alguma instituição de pesquisa, casa de agricultura da região ou a um profissional especializado.
        As dicas que damos aqui servem mais para pequenas plantas, como as de uma horta doméstica, por exemplo. O risco de usar uma receita é mínimo, nesses casos. Porém, para uma grande árvore ou um pomar seria melhor a ajuda de um profissional.

        Um abraço!

comments user
Gabriella

Olá, a misturinha de bicarbonato de sódio devo aplicar quantas vezes na semana?

    comments user
    claudio

    Olá Gabriella!

    Obrigado por ler nosso blog!

    Ótima pergunta, vamos atualizar o artigo. Você deve aplicar uma vez e repetir a aplicação depois de 15 dias. Se a planta já estiver infectada, depois da segunda aplicação você repete uma vez a cada mês, até a planta estar curada.

comments user
Nícolas

Bacana, adorei os métodos apresentados pois não necessitam de muito trabalho e muitas vezes temos tudo em casa já.
Tenho um pé de fumo que todas suas folhas grandes estão cobertas pelo que acredito ser esse fungo branco, ao passar do tempo as folhas ficam fracas e começam a murchar, mesmo retirando as folhas doentes, após alguns dias até as folhas novas começam a apresentar tal fungo.

comments user
Eliane Garcia

Minha roseira está com este fungo nas folhas e até caiu um botão de rosa por isso,vou fazer a dica do leite pra ver se melhora. Obrigada

comments user
Nilton de Souza Siqueira

Sou produtor rural orgânico estou com problema nas rúcula e no agrião estão com mancha branca nas folhas sou acostumado jogar cal,cobre e enxofre mas não está resolvendo.. oque faço?

    comments user
    O Dedo Verde

    Olá Nilton!

    Verifique se estas manchas são realmente o oídio, pois pode ser outra praga ou doença (como cochonilhas, por exemplo, que são brancas). Sugiro dar uma olhada neste trabalho da UNESP, fala sobre justamente sobre produção orgânica, incluindo manejo de doenças.
    Espero ter ajudado! Não deixe de nos contar como conseguiu resolver, assim compartilharemos com outras pessoas que possam ter o mesmo problema!

    Um abraço!

comments user
ANTONIO MARTIN COSTA

tenho um pé de tomate e começou essas manchas brancas, cortei a folhas e apliquei o leite diluído como indicado no blog e obrigado pelas dicas

comments user
Normando

Olá, obrigado pelas dicas, vou experimentar borrifar o leite diluído. Só uma correção: em português o nome da planta é nim mesmo! Neem é a grafia inglesa, escrita assim para facilitar a pronúncia para eles.

    comments user
    claudio

    Olá Normando!

    Muito obrigado pelo comentário. Vou corrigir já! É sempre bom ter pessoas com boa vontade ajudando-nos a melhorar.

    Um Abraço!

comments user
Elisabeth Nascimento Cangussu Lembruber

Meu pé de maçã está com uma coisa branca, parece flocos de algodão mas meio pegajoso, o que é isso?
Agradeço se me responder.
Estou bem preocupada.

    comments user
    claudio

    A descrição que você deu parece indicar que seu pé de maçã pode estar com uma infestação de cochonilhas. As cochonilhas são pequenos insetos que podem deixar um revestimento branco e pegajoso na planta, que muitas vezes é confundido com um tipo de fungo chamado oídio​ 1 ​.

    O oídio também deixa um revestimento branco na planta, mas este revestimento parece mais com um pó e pode ser facilmente removido ao passar o dedo, embora retorne mais tarde. Ele tende a preferir ambientes quentes e secos, ao contrário do mofo comum que prefere ambientes úmidos​ 1 ​.

    Se for cochonilha, você precisa tomar medidas para eliminar esses insetos da sua planta. Existem várias estratégias que você pode usar, incluindo uma aplicação de inseticidas ou uma introdução de insetos predadores que se alimentam de cochonilhas. A melhor estratégia para você vai depender das circunstâncias específicas da sua situação.

    Se for oídio, existem também várias estratégias que você pode usar para tratar a sua planta. Uma opção é usar um fungicida específico para oídio. Outra opção é usar uma solução caseira, como uma mistura de água e bicarbonato de sódio.

    Em ambos os casos, é importante agir rapidamente para evitar que a situação se agrave. A presença de cochonilhas ou oídio pode enfraquecer a planta e dificultar o seu crescimento. Se não for tratada, a infestação pode ser restrita para outras partes da planta, incluindo os frutos.

    Recomendamos que você consulte um especialista local ou um centro de jardinagem para obter conselhos mais específicos sobre o tratamento. Eles poderão ajudá-lo a identificar com certeza o problema e escolher a melhor estratégia de tratamento.

comments user
Mônica

Olá amigo !
Surgiu uns pontos branco parecendo algodão na minha dipladedenia . Foi tomando todas as folhas bem na incerçào dos galhos . Ficaram amarelas muito rápido e caíram todas . A planta está pelada . Observei que dentro do que parecia um fungo branco havia uma larvinha branca parecida com bicho de goiaba .
Saberia dizer do que se trata ou se ainda tem salvação?
Obrigada

Publicar comentário