Como plantar segurelha

0

A segurelha é uma das ervas culinárias tradicionais mais amplamente utilizadas nas cozinhas americanas e do leste europeu. Ela é muito utilizada também como planta ornamental e como erva medicinal.

Agradavelmente aromática, delicada e com propriedades antioxidantes, tem origem mediterrânea e é uma das ervas aromáticas mais antigas da humanidade.

Há várias espécies de segurelha (Satureja), sendo que as mais conhecidas são a Satureja hortensis e a Satureja montana. Vamos falar somente destas duas espécies por serem as mais populares.

Informações técnicas

Porte

A hortensis tem de 10 a 40 centímetros de altura, já a espécie montana pode ter de 15 a 75 centímetros.

Ciclo de vida

A espécie montana é uma planta perene, ou seja, tem vida longa.

Já a espécie hortensis tem seu ciclo anual, por este motivo é conhecida como segurelha de verão.

Manutenção

É importante podá-la no fim do inverno para que tenha mais vigor.

Necessidades

Esta planta se dá melhor em temperaturas entre 7ºC e 26ºC.

Quando a planta for nova é importante manter o solo úmido, sem encharcá-lo. Depois que se desenvolver pode-se deixar que o solo seque moderadamente.

Luminosidade

A segurelha precisa de pelo menos 5 horas de luz solar direta por dia. É uma planta que necessita de alta luminosidade.

Propagação

A S. Montana deve ser semeada no outono ou na primavera. Suas sementes são bem pequenas e devem ser semeadas na superfície do solo. Cubra-as com uma fina camada de terra.

A S. Hortensis deve ser semeada na primavera, como os mesmos cuidados da outra espécie.

Tipo de vaso

Pode ser usado um vaso de tamanho médio ou uma floreira.

Partes usadas

Da segurelha usam-se as flores, os ramos e as folhas.

Usos

Você pode usar a segurelha tanto seca como fresca. Se puder esperar a planta começar a florescer será melhor, pois neste momento tem um teor maior de óleos essenciais em suas folhas. Porém você pode colher os ramos ou as folhas sempre que precisar.

Na culinária

A segurelha é parte essencial dos famosos temperos de ervas de provence e de ervas finas, famosos temperos franceses que usam várias ervas.

Seu sabor é levemente picante, podendo ser usada em carnes, peixes, legumes, sopas e fígado, além de acompanhar o feijão. Aliás, em Portugal ela é famosa por sua utilização na sopa de feijão, sendo responsável por dar-lhe um sabor especial.

Propriedades medicinais

Esta erva combate doenças de pele, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo. Contém vitamina A, magnésio e cálcio.

O chá de segurelha ajuda na digestão, é desparasitante, alivia cólicas menstruais, elimina gases intestinais e diarreias.

O seu uso externo é recomendado para todo tipo de problemas na boca, incluindo cáries e abcessos. Pode ser usada também na garganta.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More