Flores para colorir o seu jardim durante o inverno
Tradicionalmente, a primavera é conhecida como a estação das flores. De fato, entre os meses de setembro e dezembro diversas espécies florescem e tornam a paisagem mais alegre e colorida. Porém, não é apenas na primavera que podemos desfrutar da beleza das flores.
Existem algumas espécies que são conhecidas como “flores de inverno”, por se adaptarem melhor ao frio e desabrocharem durante essa época do ano. Graças a elas, podemos ter um jardim florido e vívido mesmo nos períodos de temperaturas baixas.
É importante dizer que as flores devem ser semeadas entre os meses de abril e maio para garantir que elas floresçam no inverno. Além disso, cada espécie necessita de cuidados próprios para permanecer saudável durante os dias mais frios. A seguir, confira algumas flores de inverno e como cultivá-las.
01. Ciclames (Cyclamen persicum)
A Ciclame é uma das flores mais utilizadas em regiões frias, pois se adapta muito bem às temperaturas baixas, suportando até 5ºC. Por esse motivo, é popularmente conhecida como a “rainha da estação”.
Sua resistência ao frio deve-se ao fato de ser originária de países mediterrâneos, em que as estações mais frias costumam não ultrapassar 18ºC. No entanto, podem ser encontradas em outros países, como Síria, Irã e Somália.
Os Ciclames são conhecidos pela sua folhagem verde escura e flores coloridas. Atualmente, reconhecem-se 04 cores: vermelha, branca, roxa e rosa. Sua floração ocorre no inverno, entre março e outubro. Porém, com os cuidados certos, pode durar por muitos anos.
Como cultivar
A Ciclame é uma flor que exige poucos cuidados. A primeira recomendação é plantá-la em um local que não tenha luz direta, como embaixo de uma árvore, por exemplo. Em relação à rega, o ideal são duas vezes por semana em épocas mais frias e uma vez a cada dois dias em estações mais quentes.
É válido ressaltar que os Ciclames podem ser tóxicos e não devem ser ingeridos. Então, se você tiver animais de estimação, os mantenha longe.
02. Camélia (Camellia japonica)
A Camélia, também conhecida como cameleira ou japoneira, é uma flor de origem asiática muito comum nas regiões do Japão e Coreia. Embora floresça durante o ano inteiro, as camélias destacam-se durante o inverno.
Durante essa estação, suas flores nascem bicolores, podendo ser encontradas nas tonalidades vermelhas, rosadas ou brancas. Popularmente, dizem que cada uma das cores possui um significado.
As cor-de-rosa representam grandeza de espírito, as brancas simbolizam a beleza e as vermelhas o reconhecimento. Ademais, também acredita-se que são as flores dos apaixonados, pois as pétalas e o cálice das flores permanecem unidos durante todo o ciclo de vida da planta.
Como cultivar
A Camélia é uma planta de fácil cultivo, mas necessita de alguns cuidados básicos. O primeiro deles é plantá-la em locais que tenham luz solar direta em algum momento do dia. Porém, ela é sensível a temperaturas altas e se adapta melhor ao frio, sendo indicada para aqueles que moram em regiões mais frias do país.Após o plantio, a Camélia deve ser regada a cada dois dias, até encharcar. Depois, para mantê-la saudável, a recomendação é realizar a rega três vezes por semana no verão e duas vezes por semana no inverno.
Após o plantio, a Camélia deve ser regada a cada dois dias, até encharcar. Depois, para mantê-la saudável, a recomendação é realizar a rega três vezes por semana no verão e duas vezes por semana no inverno.
03. Amor-perfeito (Viola Tricolor)
Cientificamente conhecida como Viola tricolor, o amor-perfeito é uma das flores mais comuns em regiões frias, pois são capazes de suportar temperaturas baixas e geadas. Ela é uma planta rasteira e atinge, no máximo, 15cm de altura.
Suas flores são pequenas e apresentam uma enorme variedade de cores, como amarelo, roxo, azul, branco, rosa e o castanho. Outra curiosidade do amor-perfeito é que são comestíveis e frequentemente são utilizadas para decorar diversos pratos.
Como cultivar
A Viola tricolor é fácil de ser cultivada e não exige muitos cuidados. A recomendação é plantá-la em locais que apresentam exposição solar ou sombra parcial, mas com alta luminosidade. O solo deve permanecer sempre úmido, mas nunca encharcado.
04. Cravos (Dianthus caryophyllus)
O cravo é uma flor originária do Extremo Oriente e mundialmente conhecida por seu perfume singular. Graças ao seu aroma, é muito utilizado na fabricação de incensos, óleos aromáticos e essências.
Os cravos chegam até 80 centímetros e podem ser encontrados em diversas tonalidades. No entanto, as flores mais comuns são as brancas, vermelhas, roxas e amarelas. Popularmente, cada cor representa um sentimento: as flores vermelhas estão ligadas ao amor verdadeiro e gratidão, as rosas demonstram carinho e o cravo branco traz a mensagem de pureza.
Como cultivar
Assim como outras flores, o cravo é uma planta de fácil cultivo e que se desenvolve melhor em clima ameno ou frio. Nessas condições climáticas, o craveiro floresce no fim da primavera, no verão e no início do outono.
Para se desenvolver, as flores necessitam de luz solar direta por, pelo menos, 04 ou 05 horas diárias. Em relação à rega, o solo deve permanecer levemente úmido, mas nunca encharcado, pois o excesso de umidade prejudica seu crescimento.
05. Azaléa (Rhododendron simsii)
As azaléas (ou azaléias) também são ótimas alternativas para quem deseja manter um jardim florido durante o inverno. Originárias da Ásia, as azaléas estão disponíveis em diferentes tamanhos, desde arbustos que atingem 2 metros de altura até mini flores que são utilizadas em canteiros e jardineiras.
Uma característica muito admirada nessa planta é sua grande variedade de cores, podendo ser encontradas em tons de rosa, branco, vermelho, mescladas e amarelas. Graças a sua beleza inigualável, é utilizada em projetos de paisagismo, canteiros e decoração de festas.
É importante ressaltar que as azaléas são tóxicas e não devem ser ingeridas. Então, tome cuidado, principalmente se tiver animais de estimação.
Como cultivar
A azalea floresce durante o inverno e se adapta tanto em ambientes internos quanto externos. Para crescerem saudáveis, elas necessitam de luz solar direta por 04 horas diárias e devem ficar em locais com pouco vento.
Se decidir plantá-la no jardim, regue apenas quando o tempo seco perdurar por mais de uma semana. Mas, se ela estiver no vaso, regue um pouco todo dia. Ademais, se ela estiver dentro de casa, é importante colocá-la em frente da janela para tomar sol.
Após a leitura, esperamos que você tenha conhecido algumas flores e tenha um jardim colorido mesmo durante o inverno.💚Para conhecer outras espécies e como plantá-las, clique aqui.
Publicar comentário