Jardim de inverno: como levar a beleza das flores para dentro de casa

0

Como o próprio nome sugere, o jardim de inverno é originário dos países de clima frio. Eles surgiram como uma forma de levar mais vida para dentro de casa e criar ambientes climatizados, já que a maioria das plantas não resistem às temperaturas baixas.

Dessa forma, criaram-se espaços anexados às residências que possibilitam aos moradores desfrutarem da beleza das folhagens mesmo durante o inverno. Os benefícios do contato com a natureza são inúmeros! Segundo o artigo publicado pelo Journal of Environmental Psychology, possuir plantas em casa reduz o estresse e aumenta a produtividade.

A seguir, confira outras vantagens que um jardim de inverno pode proporcionar!

Benefícios do jardim de inverno

reduzindo o estresse cuidando das plantas
Cuidar do seu jardim de inverno ajuda a reduzir o estresse!

01.Aproveitamento da luz natural

Normalmente, os jardins de inverno são construídos com paredes envidraçadas ou clarabóias, permitindo que as plantas recebam a iluminação necessária para se desenvolverem.

Como resultado, temos uma maior quantidade de luz solar adentrando a residência. Essa claridade natural alegra o ambiente e, a longo prazo, pode gerar uma economia de energia elétrica.

jardim de inverno integrado ao ambiente
O jardim de inverno pode ser integrado ao ambiente.

02.Melhora a qualidade de vida dos moradores

As plantas são capazes de reter água nas raízes. Portanto, garantem um bom nível de umidade do ar e contribuem para o controle da temperatura. Além disso, elas proporcionam uma melhora acústica no ambiente, tendo em vista que várias folhagens podem bloquear ruídos indesejados.

03.Baixo custo e praticidade

Como você verá ao longo do texto, é possível criar um jardim de inverno em qualquer espaço da casa, não sendo necessário grandes reformas. Ademais, mantê-los é muito simples, principalmente se decidir colocar as plantas em vasos.

Como montar um jardim de inverno

Com todos esses benefícios, o jardim de inverno deixou de ser exclusivo das regiões geladas e vem conquistando o seu espaço em países de clima tropical, como o Brasil. Confira como montar esse ambiente em sua casa e deixá-la ainda mais bonita.

01.Escolha um local

O jardim de inverno pode ser montado em qualquer ambiente da casa, como nas salas, quartos, cozinha e até mesmo no banheiro. No entanto, eles são mais comuns em áreas de convivência, tais como sala de estar e de jantar.

banco no jardim
Tendo espaço, pode colocar um banco de praça e dar um charme especial.

Tradicionalmente, existem duas formas de construir um jardim de inverno: a primeira opção seria deixá-lo integrado com os outros cômodos e não utilizar paredes; outra alternativa seria utilizar estruturas de vidro, que permitem observar o jardim mesmo não estando nele.

Caso você more em apartamento e tenha pouco espaço, é possível montar o jardim na varanda. O importante é que o local escolhido receba luz solar e tenha boa ventilação, garantindo a sobrevivência das plantas.

Por esse motivo, normalmente utiliza-se teto de vidro ou clarabóias, que além de permitirem a entrada de luz natural, criam uma decoração sofisticada.

02.Defina as plantas

Após escolher o local, chegou o momento de escolher quais plantas irão compor o seu jardim. Para isso, você deve considerar as características do ambiente e os cuidados que cada espécie exige, como luminosidade e rega ideal. De forma resumida, podemos classificar as plantas em 03 categorias:

Plantas para sol: se adaptam melhor aos lugares com incidência de luz solar direta. Algumas espécies são: Jade, Primavera, Petúnia e Lavanda.

Plantas para meia sombra: se desenvolvem em lugares iluminados pelo sol, mas sem luz direta. Como exemplo: Espada de São Jorge, Palmeira leque, Lírio da Paz e Begônia.

Plantas para sombra: preferem locais escuros e com pouca iluminação natural. Algumas plantas que se adaptam nessas condições são: Cróton, Cheflera, Iuca e Árvore da Felicidade.

03.Escolha o revestimento

Os revestimentos podem deixar o seu jardim de inverno ainda mais decorativo. Existe uma grande variedade de revestimentos disponíveis no mercado, como decks de madeira, pedras, grama, entre outros.

Para definir qual o produto ideal, é necessário considerar o seu estilo decorativo e a viabilidade de realização. Se você mora em um apartamento alugado, por exemplo, utilizar terra e plantar grama pode ser inviável.

pedras no jardim
Pedras ajudam na decoração do jardim, se quiser aproveitar um espaço vazio da casa.

Para acertar na escolha, recomendamos pedir ajuda para um profissional, como arquitetos e paisagistas. Porém, na maioria dos projetos, as pedras são boas opções, sendo muito comum utilizar cascalho, seixo e brita colorida.

Além do piso, as paredes também podem receber revestimentos com diferentes tipos de acabamento, existem aqueles que imitam tijolinhos, pastilhas, azulejos decorados, madeira, entre outros.

04.Utilize alguns móveis

Dependendo do tamanho do seu jardim de inverno, você pode acrescentar alguns móveis. Assim, você pode utilizá-la para relaxar, ler e até mesmo receber alguns convidados. É possível usar bancos, mesinhas, cadeiras e poltronas.

Porém, lembre-se que eles ficarão expostos ao tempo, então precisam ser resistentes. Os materiais mais utilizados são madeira, vime, ferro e aço. Caso queira acrescentar um sofá no seu jardim, dê preferência para tecidos impermeáveis, como o Acquablock.

05.Objetos de decoração

Além dos móveis, você também pode apostar em alguns objetos de decoração para levar mais personalidade para o seu jardim de inverno. Ganchos, floreiras, sinos dos ventos e vasos de diferentes tamanhos são ótimas opções.

Se possuir uma grande área disponível, é possível investir em fontes, espelhos d’água e cascatas, criando um ambiente ainda mais relaxante.

cascata no jardim de inverno
Para quem tem espaço, que tal criar uma cascata em seu jardim de inverno?

Como cuidar do jardim de inverno

Os cuidados irão variar de acordo com as plantas escolhidas, pois cada espécie possui necessidades diferentes. Mas de forma geral, todas necessitam de luz solar para realizar fotossíntese, então atente-se a esse fator.

Em relação à rega, no verão as plantas necessitam de mais água do que no inverno, principalmente se o jardim recebe muita incidência de luz solar. Por fim, se você decidiu instalar fontes de água ou cascatas, não esqueça de desligá-las e realizar a limpeza com frequência.

Imaginamos que após a leitura você deve estar decidido a montar um jardim de inverno na sua casa, certo? Siga as dicas que apresentamos no texto e desfrute de todos os benefícios que ele pode proporcionar.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More