O que são plantas tóxicas?

0

O Brasil é um dos países com maior riqueza e variedade de vegetação. Muitas plantas, inclusive, são utilizadas para fazer medicamentos, fazem parte da alimentação e também da decoração de espaços.

Entretanto também existem plantas que podem causar reações alérgicas e intoxicações em pessoas que tocam, ingerem ou as inalam. Essas plantas são conhecidas como plantas tóxicas.

Por ano, cerca de 2 mil pessoas são intoxicadas por plantas no país, e a frequência maior dos casos, aproximadamente 60%, é de crianças.

Normalmente as pessoas têm as plantas tóxicas em casa sem conhecer o perigo e deixam os vasos com fácil acesso. A curiosidade infantil acaba provocando esses acidentes.

As plantas tóxicas muitas vezes são bonitas, frondosas, com flores exuberantes que ninguém imagina poder fazer mal a alguém.

Outras vítimas das plantas tóxicas são os animais, em especial os gatos e cachorros. Os animais domésticos gostam de se esconder ou brincar em meio às folhagens e podem acabar se intoxicando.

Como identificar plantas tóxicas?

São consideradas plantas tóxicas ou venenosas aquelas que possuem em sua composição algum tipo de toxina, que podem causar malefícios em humanos ou animais. Dependendo do nível de toxicidade pode causar a morte.

Nenhuma planta tóxica vem com identificação, mas existem indícios que podem ajudar no reconhecimento e gerar dúvidas que devem ser pesquisadas.

Cores muito fortes costumam ser um dos fortes indícios de toxicidade.

A planta mais venenosa do mundo felizmente não é encontrada no Brasil. Ela é conhecida como espirradeira e todas as partes dela possuem veneno. Em poucos minutos ela pode levar pessoas e animais à morte.

Plantas tóxicas muito comuns e que podem estar na sua casa

Devido a sua beleza, muitas vezes temos plantas tóxicas em jardins ou vasos dentro de casa e não fazemos ideia do perigo que corremos. Veja algumas das plantas ornamentais tóxicas mais comuns nas residências.

1.            Bico-de-papagaio (Euphorbia Pulcherrima)

Uma planta muito usada em decorações de Natal é conhecida por conter substâncias tóxicas em todas as suas partes. Ela produz uma substância leitosa (látex) que provoca muita irritação na pele, coceiras e a sensação de queimação. No caso de ingestão acidental as reações costumam ser vómitos e diarreia, além de inchaço na boca e na língua. Se entrar em contato com os olhos pode causar danos à visão.

A planta bico-de-papagaio é uma planta tóxica. Se você tem crianças ou animais em casa, cuidado!
O Bico-de-Papagaio é uma planta tóxica. Apesar de bonita, é bom ter cuidado se você tem crianças ou animais de estimação em sua casa.

2.            Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia picta)

Essa é outra planta muito comum nas residências, frequentemente usada nas entradas, pois muitas pessoas acreditam afastar mal-olhado. Entretanto, todas as partes da planta possuem cristais de oxalato de cálcio, uma substância altamente tóxica.  

A ingestão provoca inchaço na boca e língua, enjoos, vômitos, diarreia, excesso de saliva e pode causar asfixia. Se entrar em contato com os olhos pode provocar lesões nas córneas.

3.            Copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica)

É difícil acreditar que uma flor tão bonita e singela pode provocar tantos estragos, mas sim, a planta copo-de-leite também tem oxalato de cálcio em todas as suas partes.

As reações são as mesmas da planta Comigo-ninguém-pode: inchaço na boca e língua, enjoos, vômitos, diarreia, excesso de saliva e pode causar asfixia. Se entrar em contato com os olhos pode provocar lesões nas córneas.

4.            Coroa-de-cristo (Euphorbia milii)

Mais uma planta que produz uma substância leitosa, o látex, que provoca irritação na pele e nas mucosas. Em caso de ingestão, os sintomas mais frequentes são náusea, vômito, diarreia, inchaço na boca e na língua.

Se entrar em contato com os olhos pode provocar irritações e dificuldade de enxergar.

5.            Mamona (Ricinus communis)

A substância tóxica dessa planta, conhecida como ricina, está nas sementes. Essa planta não é muito usada em jardins, mas é muito encontrada em terrenos baldios perto de residências.

As mamonas são plantas tóxicas. Tenha o cuidado de explicar isso para crianças, que muitas vezes gostam de brincar de “guerrinha” com elas.

A ingestão acidental das sementes causa problemas gastrointestinais, incluindo náuseas, vômitos e diarreias com sangue. Dependendo da quantidade ingerida pode causar também convulsões, levar ao coma e até a morte.

6.            Trombeteira (Datura suaveolens)

Mais uma planta muito comum em jardins e quintais que contém substâncias tóxicas em todas as suas partes. No caso a toxidade vem dos alcalóides.

Quando ingerida provoca sensação de boca seca, taquicardia, alucinações, dilatação das pupilas e excesso de agitação. Dependendo da quantidade ingerida pode levar à morte.

7.            Dedadeira (Digitalis purpúrea)

As folhas da dedadeira contém altas concentrações de digitalina, uma substância que desregula os batimentos cardíacos.

Os principais sintomas são náuseas, vômitos, forte dor de barriga e dor na cabeça, diarreia, tontura, redução dos batimentos cardíacos e baixa da pressão arterial.

8.            Alamanda (Allamanda cathartica)

Um tipo de trepadeira com lindas flores amarelas, muito comuns em muros e calçadas de residências. Ela é utilizada pela medicina por seu efeito purgante, mas a ingestão das flores e das folhas pode causar grande prejuízo intestinal levando à morte.

9.            Costela-de-Adão (Monstera deliciosa)

Mais uma planta que tem sua toxicidade provocada pelos cristais de oxalato de cálcio. Ela é muito utilizada em locais sombreados.

O que são plantas tóxicas? 1
Muito comum em jardins, a costela de adão também é uma planta tóxica!

A ingestão provoca inchaço na boca e língua, enjoos, vômitos, diarreia, excesso de saliva e pode causar asfixia. Se entrar em contato com os olhos pode provocar lesões nas córneas.

10.         Tinhorão (Caladiun bicolor)

A planta Tinhorão também é conhecida como caládio ou tajá e tem uma folhagem com duas cores. Ela é muito bonita, mas altamente tóxica porque contém oxalato de cálcio nas suas folhas e caule. 

O que fazer em caso de intoxicação por plantas?

Em geral os sintomas de intoxicação por plantas é igual ao de outros tipos de intoxicações: vômitos, diarreias, dores, espasmos musculares, sonolência e alterações no sistema nervoso.

No caso dos animais como gatos e cachorros que podem encostar e até ingerir folhas das plantas tóxicas, o ideal é levar rapidamente ao veterinário e não tentar tratar com receitas caseiras. Lembre-se de que quanto mais rápido for o atendimento do veterinário, mais chances ele tem de sobreviver.

E a recomendação é a mesma para os humanos. Em geral as reações alérgicas são fortes e é necessário o uso de medicamentos ou mesmo fazer lavagens para eliminar os resíduos da planta tóxica do organismo da pessoa.

Agora você já sabe o que são plantas tóxicas e já conhece algumas bastante comuns em jardins e residências.

Compartilhe essa publicação com quem você acha que pode se interessar… Assim você nos ajuda a produzir mais conteúdos como esse.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More