Conheça as propriedades místicas das plantas

0

Provavelmente, você já escutou que as arrudas espantam mal olhado, que a Espada de São Jorge filtra as energias negativas ou que o Manjericão traz bons fluídos. Essas superstições relacionadas às plantas são muito comuns no Brasil.

Tais crenças são reflexo do legado deixado pela cultura africana e indígena em nosso país, em que as informações sobre ervas medicinais e conhecimento de curandeiros foram passados de geração em geração.

Nas religiões africanas e indígenas, as plantas estão presentes em banhos de purificação, bebidas, remédios, cremações e rituais. Nesse último caso, a planta varia de acordo com o caráter cerimonial do ritual.

Com o passar do tempo, essas crenças e superstições foram difundidas e, até hoje, muitas pessoas cultivam determinadas espécies como forma de garantir proteção, purificar o espaço e atrair prosperidade.

No entanto, muitos pesquisadores acreditam que as plantas realmente possuem propriedades energéticas benéficas para nosso equilíbrio. A área de estudo que pesquisa sobre o assunto chama-se Fitoenergética, uma prática integrativa e complementar que possui como princípio básico o potencial energético das plantas para restauração do equilíbrio e controle das emoções.

A seguir, confira algumas plantas que possuem significados místicos, quais as suas funções e como cultivá-las. Pode ser que você não acredite nas crenças populares ou em energia, mas é impossível negar os diversos benefícios que as plantinhas nos oferecem.

Já foi cientificamente comprovado que elas aumentam a produtividade, proporcionam bem-estar e diminuem o estresse. Então, não custa nada acrescentar um pouco de verde na sua casa.

Conheça as 07 ervas

Popularmente, acredita-se que ao combinar determinadas ervas, é possível combater as energias negativas e proteger os ambientes. O vasinho das 07 ervas é composto por: Alecrim, Arruda, Comigo-Ninguém-Pode, Espada de São Jorge, Guiné, Manjericão e Pimenta. A seguir, conheça as propriedades de cada uma delas.

01.Alecrim

Dizem que essa erva ajuda a elevar a vibração das pessoas e do ambiente, e quando utilizada em conjunto com a Arruda, consegue bloquear inveja, mau-olhado e fofocas. Além disso, é considerada uma poderosa estimulante natural, contribuindo para atividades mentais que exigem concentração.

alecrim dourado
O alecrim é usado para bloquear a fofoca e a inveja.

Cultivo: o Alecrim se adapta a qualquer tipo de solo, mas prefere os secos e arenosos. Além disso, ele é uma planta de sol pleno, necessitando de pelo menos 05 horas diárias de irradiação solar.

02.Arruda

Possui o poder de combater a inveja, olho-gordo e indicar a qualidade da energia do local. Muitos afirmam que ela não se desenvolve na presença de pessoas não realizadas ou frustradas.

A Arruda é utilizada desde a antiguidade para proteger contra bruxarias, purificar e prevenir contra doenças contagiosas. Ademais, as solenidades religiosas também costumavam utilizá-la para respingar água benta nas pessoas.

arruda significado espiritual
A arruda é conhecida por afastar a inveja e o olho-gordo.

Cultivo: se adapta muito bem a diversos tipos de solo, até mesmo os pedregosos e pouco férteis. Prefere luz solar direta, mas também tolera ambientes com sombra parcial.

03.Comigo-Ninguém-Pode

Com nome forte, essa planta é conhecida por quebrar as energias negativas dos ambientes. Quando utilizada em conjunto com a Espada de São Jorge, consegue desfazer feitiços, magia e mau olhado.

Por atingirem até 1,2m e filtrarem as energias, são muito utilizadas para enfeitar vasos no hall de entrada, sala de estar e sala de jantar, cômodos que costumamos receber diversas pessoas.

Comigo.ninguem pode
A sabedoria popular diz que o comigo-ninguém-pode serve para desfazer feitiços.

Cultivo: A Comigo-Ninguém-Pode prefere locais quentes. No entanto, devem ser cultivadas em ambientes de meia sombra ou sombra e que sejam protegidos do vento. Além disso, elas necessitam de regas constantes, mantendo o solo sempre úmido.

04.Espada de São Jorge

Até hoje, essa planta é muito utilizada em rituais africanos, recebendo o nome de Espada de Ogum, quando as folhas estão verdes, e Espada de Iansã, quando apresenta bordas amarelas.

Por causa de suas folhas pontudas, é associada ao poder de cortar as energias negativas, inveja e olho gordo, atraindo coragem e prosperidade. Há quem diga que comprá-las em números ímpares e espalhá-las pela casa intensifica o poder.

Cultivo: a Espada de São Jorge é muito resistente, se adaptando muito bem ao solo árido, clima tropical ou temperaturas mais baixas. Além disso, é uma das poucas plantas que suportam ar-condicionado constante e fumaça de cigarro. O que a faz perfeita para ambientes internos também.

espada de são jorge planta
Para atrair coragem e prosperidade, tenha uma espada de São Jorge em casa!

A iluminação ideal seria meia sombra, porém também suporta o contato direto com a luz solar. Com todas essas características, podemos concluir que ela é ideal para quase todos os locais.

05.Guiné

É conhecida por realizar uma limpeza energética no ambiente e bloquear as energias negativas, evocando vibrações positivas. Por esse motivo, normalmente é colocada próxima às portas de entrada.

Além disso, ela também atrai sorte e felicidade. Caso você tenha passado por alguma situação difícil recentemente, é possível combiná-la com a arruda e potencializar ainda mais os seus poderes.

guiné para que serve
Faz uma “limpeza” energética, bloqueando as energias negativas.

Cultivo: essa planta se adapta tanto ao sol pleno quanto à meia sombra. No entanto, precisa de regas constantes e solo rico em húmus. Vale dizer que a Guiné também é conhecida por apresentar um forte cheiro de alho.

06.Manjericão

Muito utilizada na culinária, essa erva também possui propriedades místicas. Nas crenças populares, acredita-se que o manjericão limpa o ambiente, dinamiza a energia e desbloquea a passagem da prosperidade.

Ademais, também pode ser utilizado no banho para eliminar a energia negativa do corpo, acalmar as tensões e afastar pensamentos ruins. O banho de manjericão libera um agradável aroma que, por si só, já trás boas sensações.

banho de manjericao
O manjericão desbloqueia a passagem da prosperidade.

Cultivo: o manjericão necessita de, pelo menos, quatro horas diárias de sol. Além disso, prefere climas quentes, apresentando pouca resistência ao frio. Em relação às regas, o recomendado é manter o solo levemente úmido, mas sem excesso de água.

07.Pimenta

Assim como o manjericão, a pimenta também é muito utilizada na culinária. No entanto, muitas pessoas dizem que ela é muito poderosa no combate às energias pesadas e, quando o ambiente está muito carregado, elas secam. Caso isso aconteça, deve-se retirar a planta seca e substituir por outra até o equilíbrio ser restabelecido.

Além disso, possui uma vibração estimulante, afrodisíaca e tonificante, atraindo boas energias para o amor.

pimenta doce
A pimenta absorve as energias pesadas do ambiente.

Cultivo: a pimenteira gosta de muito calor e precisa de, no mínimo, 06 horas de sol pleno. Por ficar tanto tempo exposta aos raios solares, a terra seca com facilidade, então é necessário mantê-la úmida no dia a dia.

Após a leitura, esperamos que você tenha gostado de conhecer o lado místico das plantas e, quem sabe, testar na sua casa. Sabe de alguma outra que não mencionamos? Conte-nos aqui embaixo, nos comentários!

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Available for Amazon Prime