06 árvores frutíferas pequenas para ter em casa

0

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é necessário dispor de um grande pomar para cultivar árvores frutíferas. Existem várias espécies que exigem pouco espaço e que podem ser plantadas em vasos.

Ter uma área verde em casa, mesmo que pequena, traz muitos benefícios, como: purificação do ar, aumento da umidade, conforto térmico e complemento paisagístico. No entanto, quando falamos em árvores frutíferas, temos dois pontos positivos que merecem destaque.

O primeiro deles é que, ao possuir árvores frutíferas, você estará colaborando para o equilíbrio da fauna local,  pois elas atraem passarinhos e insetos polinizadores, como abelhas e borboletas.

A segunda vantagem é que você terá frutas livres de agrotóxico e pesticida. Talvez isso não seja um problema para você, mas o consumo exagerado dessas substâncias é extremamente prejudicial para a saúde e, a longo prazo, pode ocasionar tonturas, cólicas abdominais, dificuldades respiratórias, entre outras patologias.

As árvores frutíferas são excelentes para aumentar a sua ingestão de alimentos orgânicos, proporcionando uma alimentação mais saudável. Para ajudá-lo nessa missão e garantir que você desfrute de todos os benefícios dessas árvores, separamos 06 espécies que podem ser cultivadas em quintais pequenos ou em vasos. Confira!

06 árvores frutíferas que você pode ter em casa

Antes de indicarmos as árvores frutíferas, é importante lembrar que qualquer espécie precisa de luz solar, mesmo que em níveis diferentes. Então, certifique-se de que o local escolhido irá oferecer as condições necessárias. Quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui.

01.Limão Siciliano

O limoeiro siciliano é uma árvore frutífera de pequeno porte que permite o cultivo tanto no quintal quanto em vasos. Geralmente, o pé de limão atinge cerca de um metro de altura, mas, dependendo do espaço em que for cultivado, poderá crescer mais do que isso.

como plantar limão siciliano
O limão siciliano é uma boa opção para ter uma árvore pequena em vaso.

O limoeiro é uma planta de sol pleno, por isso necessita de luz solar direta diariamente. Além disso, as regas devem ser frequentes, recomenda-se cerca de 03 vezes por semana.

Com esses cuidados, você conseguirá colher os frutos dois anos após o plantio. Além de serem utilizados para preparar sucos e temperar alimentos, os limões são uma excelente fonte de vitamina e de alguns minerais, como potássio, ferro e magnésio.

02.Acerola

A acerola é natural da América Central e rapidamente conquistou o seu espaço no Brasil. Ela é conhecida por seu gosto levemente ácido e por ser rica em vitamina C. Estudos indicam que a acerola possui uma média de 1.790 miligramas de vitamina C para cada 100 gramas de polpa, isso corresponde a quase 25 vezes mais do que a laranja.

como plantar acerola em vaso
A acerola é rica em vitamina C e você pode colher até 3 vezes por ano!

A aceroleira atinge até 03 metros de altura, sendo possível plantá-la em canteiros com até 2,25 m² e vasos com pelo menos 40 cm de largura e profundidade. Ademais, ela também necessita de luz solar constante e deve ser regadas de 3 a 4 vezes por semana.

Além de ser fonte de vitaminas, outra vantagem do pé de acerola é que ele pode dar frutos até 03 vezes por ano.

03.Pitanga

A pitangueira é uma árvore brasileira nativa da Mata Atlântica. A pitanga, além de possuir um sabor inconfundível, é rica em nutrientes como vitaminas A, B e C, cálcio, ferro e composto fenólicos que auxiliam no combate ao envelhecimento.

pitangas fruta
Imaginou ter uma pitangueira em casa? Delícia!

Ela se desenvolve melhor em regiões com clima quente e úmido, então certifique-se de que o local escolhido recebe luz solar direta e mantenha o solo sempre umedecido. Quando plantadas diretamente no solo, atingem até dois metros de altura.

No entanto, a pitangueira também pode ser plantada em vasos, mas eles devem possuir, no mínimo, 30 centímetros de diâmetro. Para complementar, as pitangas exalam um perfume adocicado, o que irá atrair muitos passarinhos para a sua casa.

 04.Amora

A amora é muito utilizada na receita de doces, bolos e geleias. Além de possuir um sabor doce que agrada a maioria das pessoas, ela apresenta propriedades antioxidantes que contribuem para o retardamento de doenças cardiovasculares e câncer.

folha de amora emagrece
Além de poder fazer deliciosas compotas de amora orgânica, saiba que o chá de amora emagrece, além de outros benefícios à saude.

A amoreira é um arbusto que mede até 3 metros e pode ser cultivada diretamente no solo ou em vasos. Apesar de se adaptar melhor a climas amenos e com pouca incidência solar,  seus galhos costumam crescer em busca de luminosidade. Então, pode plantá-la em fileiras e criar o efeito de trepadeira.

Essa árvore frutífera necessita ser regada com bastante frequência, deixando o solo sempre úmido. No entanto, recomendamos não irrigá-la quando estiver com frutos, pois eles podem apodrecer. Normalmente, a amoreira começa a frutificar após um ano e meio da plantação.

05.Jabuticaba

Assim como o pé de pitanga, a jabuticabeira também é originária do Brasil e nativa da Mata Atlântica. Com aparência inconfundível, conseguimos enxergar de longe seus frutos pretinhos ao longo de todo o tronco. Eles, por sinal, são ricos em antioxidantes e ajudam na prevenção de doenças cancerígenas.

No entanto, se decidir plantá-la diretamente no solo, é necessário dispor de uma área externa bem ampla, pois a árvore costuma crescer muito e pode atingir até 10 metros de altura.

jabuticaba fruta engorda
Muita gente opta por ter jabuticaba em um vaso, na sacada do apartamento ou no jardim. Não se preocupe, a jabuticaba não engorda!

Mas a boa notícia é que, apesar do tamanho, a jabuticabeira também pode ser cultivada em vasos. Assim, você limita o crescimento exagerado da planta e ela chega, no máximo, a 02 metros. Porém, o vaso precisa ter mais de 50 centímetros de diâmetro.

Em relação à luminosidade, a jabuticabeira necessita de luz solar direta para se desenvolverem. Além disso, deve ser regada de 3 a 4 vezes por semana, principalmente no verão.

06.Romã

Por último, uma fruta menos tradicional, mas tão saborosa quanto as outras. Originária da Pérsia, a Romã é conhecida por seu sabor doce e refrescante.

árvore de romã fruta
A romã, além dos frutos, também produz flores vermelhas.

A romãzeira é uma árvore frutífera de pequeno porte que se adapta muito bem em vasos, sendo muito utilizada para enfeitar varandas. Isso porque, além do fruto, elas produzem lindas flores vermelhas.

Assim como a maioria das árvores citadas ao longo do texto, ela também precisa de muita luz solar para crescer. Já as regas devem ser diárias até as sementes germinarem. Depois é possível reduzir a frequência gradativamente até chegar apenas 01 vez por semana.

Viu só como não é tão difícil ter árvores frutíferas em casa? Principalmente as que podem ser cultivadas em vasos! Esperamos que após a leitura você esteja convencido a desfrutar de todos os benefícios que elas podem oferecer.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Available for Amazon Prime