Conheça as propriedades místicas das plantas
Provavelmente, você já escutou que as arrudas espantam mal olhado, que a Espada de São Jorge filtra as energias negativas ou que o Manjericão traz bons fluídos. Essas superstições relacionadas às plantas são muito comuns no Brasil.
Tais crenças são reflexo do legado deixado pela cultura africana e indígena em nosso país, em que as informações sobre ervas medicinais e conhecimento de curandeiros foram passados de geração em geração.
Nas religiões africanas e indígenas, as plantas estão presentes em banhos de purificação, bebidas, remédios, cremações e rituais. Nesse último caso, a planta varia de acordo com o caráter cerimonial do ritual.
Com o passar do tempo, essas crenças e superstições foram difundidas e, até hoje, muitas pessoas cultivam determinadas espécies como forma de garantir proteção, purificar o espaço e atrair prosperidade.
No entanto, muitos pesquisadores acreditam que as plantas realmente possuem propriedades energéticas benéficas para nosso equilíbrio. A área de estudo que pesquisa sobre o assunto chama-se Fitoenergética, uma prática integrativa e complementar que possui como princípio básico o potencial energético das plantas para restauração do equilíbrio e controle das emoções.
A seguir, confira algumas plantas que possuem significados místicos, quais as suas funções e como cultivá-las. Pode ser que você não acredite nas crenças populares ou em energia, mas é impossível negar os diversos benefícios que as plantinhas nos oferecem.
Já foi cientificamente comprovado que elas aumentam a produtividade, proporcionam bem-estar e diminuem o estresse. Então, não custa nada acrescentar um pouco de verde na sua casa.
Conheça as 07 ervas
Popularmente, acredita-se que ao combinar determinadas ervas, é possível combater as energias negativas e proteger os ambientes. O vasinho das 07 ervas é composto por: Alecrim, Arruda, Comigo-Ninguém-Pode, Espada de São Jorge, Guiné, Manjericão e Pimenta. A seguir, conheça as propriedades de cada uma delas.
01.Alecrim
Dizem que essa erva ajuda a elevar a vibração das pessoas e do ambiente, e quando utilizada em conjunto com a Arruda, consegue bloquear inveja, mau-olhado e fofocas. Além disso, é considerada uma poderosa estimulante natural, contribuindo para atividades mentais que exigem concentração.
Cultivo: o Alecrim se adapta a qualquer tipo de solo, mas prefere os secos e arenosos. Além disso, ele é uma planta de sol pleno, necessitando de pelo menos 05 horas diárias de irradiação solar.
02.Arruda
Possui o poder de combater a inveja, olho-gordo e indicar a qualidade da energia do local. Muitos afirmam que ela não se desenvolve na presença de pessoas não realizadas ou frustradas.
A Arruda é utilizada desde a antiguidade para proteger contra bruxarias, purificar e prevenir contra doenças contagiosas. Ademais, as solenidades religiosas também costumavam utilizá-la para respingar água benta nas pessoas.
Cultivo: se adapta muito bem a diversos tipos de solo, até mesmo os pedregosos e pouco férteis. Prefere luz solar direta, mas também tolera ambientes com sombra parcial.
03.Comigo-Ninguém-Pode
Com nome forte, essa planta é conhecida por quebrar as energias negativas dos ambientes. Quando utilizada em conjunto com a Espada de São Jorge, consegue desfazer feitiços, magia e mau olhado.
Por atingirem até 1,2m e filtrarem as energias, são muito utilizadas para enfeitar vasos no hall de entrada, sala de estar e sala de jantar, cômodos que costumamos receber diversas pessoas.
Cultivo: A Comigo-Ninguém-Pode prefere locais quentes. No entanto, devem ser cultivadas em ambientes de meia sombra ou sombra e que sejam protegidos do vento. Além disso, elas necessitam de regas constantes, mantendo o solo sempre úmido.
04.Espada de São Jorge
Até hoje, essa planta é muito utilizada em rituais africanos, recebendo o nome de Espada de Ogum, quando as folhas estão verdes, e Espada de Iansã, quando apresenta bordas amarelas.
Por causa de suas folhas pontudas, é associada ao poder de cortar as energias negativas, inveja e olho gordo, atraindo coragem e prosperidade. Há quem diga que comprá-las em números ímpares e espalhá-las pela casa intensifica o poder.
Cultivo: a Espada de São Jorge é muito resistente, se adaptando muito bem ao solo árido, clima tropical ou temperaturas mais baixas. Além disso, é uma das poucas plantas que suportam ar-condicionado constante e fumaça de cigarro. O que a faz perfeita para ambientes internos também.
A iluminação ideal seria meia sombra, porém também suporta o contato direto com a luz solar. Com todas essas características, podemos concluir que ela é ideal para quase todos os locais.
05.Guiné
É conhecida por realizar uma limpeza energética no ambiente e bloquear as energias negativas, evocando vibrações positivas. Por esse motivo, normalmente é colocada próxima às portas de entrada.
Além disso, ela também atrai sorte e felicidade. Caso você tenha passado por alguma situação difícil recentemente, é possível combiná-la com a arruda e potencializar ainda mais os seus poderes.
Cultivo: essa planta se adapta tanto ao sol pleno quanto à meia sombra. No entanto, precisa de regas constantes e solo rico em húmus. Vale dizer que a Guiné também é conhecida por apresentar um forte cheiro de alho.
06.Manjericão
Muito utilizada na culinária, essa erva também possui propriedades místicas. Nas crenças populares, acredita-se que o manjericão limpa o ambiente, dinamiza a energia e desbloquea a passagem da prosperidade.
Ademais, também pode ser utilizado no banho para eliminar a energia negativa do corpo, acalmar as tensões e afastar pensamentos ruins. O banho de manjericão libera um agradável aroma que, por si só, já trás boas sensações.
Cultivo: o manjericão necessita de, pelo menos, quatro horas diárias de sol. Além disso, prefere climas quentes, apresentando pouca resistência ao frio. Em relação às regas, o recomendado é manter o solo levemente úmido, mas sem excesso de água.
07.Pimenta
Assim como o manjericão, a pimenta também é muito utilizada na culinária. No entanto, muitas pessoas dizem que ela é muito poderosa no combate às energias pesadas e, quando o ambiente está muito carregado, elas secam. Caso isso aconteça, deve-se retirar a planta seca e substituir por outra até o equilíbrio ser restabelecido.
Além disso, possui uma vibração estimulante, afrodisíaca e tonificante, atraindo boas energias para o amor.
Cultivo: a pimenteira gosta de muito calor e precisa de, no mínimo, 06 horas de sol pleno. Por ficar tanto tempo exposta aos raios solares, a terra seca com facilidade, então é necessário mantê-la úmida no dia a dia.
Após a leitura, esperamos que você tenha gostado de conhecer o lado místico das plantas e, quem sabe, testar na sua casa. Sabe de alguma outra que não mencionamos? Conte-nos aqui embaixo, nos comentários!
Publicar comentário