Como plantar alface

A alface é a primeira hortaliça que pensamos ao falar em dieta. Utilizada pelos humanos na alimentação há milênios, ela é originária da Leste do Mediterrâneo.

Possui inúmeras variedades com diferentes formas, tamanhos, texturas, cores e folhas. É mundialmente cultivada para o consumo principalmente em saladas.

Esta planta não precisa de muito espaço nem muita profundidade de terra. Por este motivo, pode ser cultivada na sacada do seu apartamento.

Informações técnicas

Porte

A alface é uma planta que cresce muito rápido. Chega a ter entre 10 e 30 centímetros de altura por 10 a 40 centímetros de largura

Ciclo de vida

Anual.

Manutenção

Se você quer ter alfaces por um período de tempo longo, prefira as variedades que tem folhas, ou seja, não as variedades fechadas. Assim você pode colher folha a folha, de acordo com a sua necessidade, pois as variedades fechadas precisam ser colhidas pela raiz.

Necessidades

A rega deve ser feita preferencialmente fora das horas de exposição solar, pelo pé da alface. Ela prefere regas rápidas, porém frequentes.

O solo deve ser leve, fresco e rico em matéria orgânica.

Luminosidade

A alface prefere as temperaturas amenas, produzindo nelas as folhas mais saborosas e tenras. Porém adapta-se bem a quase todo tipo de clima.

Não tolera calor intenso nem geadas intensas.

Propagação

A propagação se dá por sementes, protegidas na fase de germinação. Muitas variedades de alface produzem em qualquer época do ano.

Tipo de vaso

Como a alface tem raízes superficiais, pode-se cultiva-la em qualquer recipiente que tenha mais que 15 centímetros de profundidade.

Partes usadas

Talos e principalmente folhas.

Usos

Na culinária

A água representa 96% do peso da alface, tendo por isso baixo valor energético. Mas ela é rica em fibras, sais minerais e vitaminas. Pode ser usada principalmente em saladas.

Como planta medicinal

Essa verdura possui propriedades calmantes. Portanto, se você estiver com dificuldade para dormir, pode comer uma salada de alface no jantar, comendo alguns talos mais grossos.

Também pode fazer pegar alguns talos e ferver durante uns 15 minutos. Beba ainda quente antes de dormir.

Outra propriedade da alface é funcionar também como antialérgico. Faça um suco com as folhas e passe no local (uso externo).

Leave a Reply