Como limpar a sua tesoura de poda

Para um bom trabalho de jardinagem é preciso saber como limpar a sua tesoura de poda. Qualquer jardineiro que se preze sabe a importância de ter boas ferramentas e como mantê-las. Portanto, você precisa saber como cuidar das suas, não é mesmo?

Nada melhor do que ter tudo pronto quando você vai mexer no seu jardim. Sua horta vai agradecer muito se usar ferramentas limpas e bem conservadas. Uma tesoura de poda suja, enferrujada ou sem fio pode prejudicar muito as suas plantas.

Além de um maior esforço, principalmente no caso de uma tesoura sem fio, uma ferramenta mal cuidada pode acabar machucando a planta ou transmitindo doenças. Pense na tesoura de poda como se fosse o bisturi de um médico, ou seja, precisa estar bem afiado e livre de sujeiras!

Limpeza pesada

De tempos em tempos precisamos fazer uma limpeza mais a fundo na tesoura de poda. Alguns modelos podem ser desmontados e montados facilmente, com as ferramentas adequadas. Neste caso seria bom se fizesse isso para limpar todos os cantos, deixando-a sempre como nova.

Quando a sujeira é muito espessa você deve primeiro lavar com detergente neutro e água morna. Tente tirar o máximo que conseguir da sujeira. Use uma escova de cerdas duras ou mesmo uma escova de aço.

Uma dica bem interessante é fazer uma pasta com vinagre e bicarbonato de sódio. Esta pasta tem que ser bem consistente. Passe-a por toda a superfície da tesoura e em seguida escove-a.

Seque-a com cuidado para não deixar nenhuma umidade. Isso é importante para evitar a oxidação da ferramenta. Afinal, as partes metálicas podem enferrujar com muita facilidade.

Removendo a ferrugem

Se a sua tesoura de poda já apresenta ferrugem ou pequenos riscos, precisará resolver este problema. Use uma lixa em folha, daquelas que compramos em lojas de material de construção ou pintura. Passe a lixa em toda parte exterior.

A mesma pasta com bicarbonato de sódio feita para limpar a ferramenta pode ser usada aqui. Também pode usar suco de um limão ao invés de vinagre. Porém, neste caso, tenha sempre o cuidado de usar uma luva para evitar queimaduras do sol!

Como fazer a pasta para limpar sua ferramenta de jardinagem:

  1. Extraia o suco de um limão em uma vasilha;
  2. Adicione bastante bicarbonato de sódio. Se puder, a ponto de formar uma pasta;
  3. Passe na ferramenta, usando um pincel, várias vezes e com bastante vigor (cuidado para não espirrar a solução em você!);
  4. Se preciso escove a ferramenta usando esta pasta e uma escova com cerdas firmes.
  5. Seque bem a sua ferramenta, usando um pano de algodão ou uma toalha de papel.
  6. Use uma lixa d’água grão 300 a 500 para polir a ferramenta.

Observação: Se você tiver uma micro retífica, pode usar a escova de aço dela para tirar a ferrugem e a sujeira que estiver impregnada. Certamente será muito mais fácil do que os procedimentos anteriores.

Como afiar a tesoura de poda

Depois de limpar bem a sua tesoura de poda, é importante afiá-la, principalmente se faz tempo que a usa.

Para afiar a sua tesoura use uma pedra de amolar. O procedimento é simples, mas é melhor compreendido quando vê como faz.

Para que você entenda bem qual o procedimento de amolação da sua ferramenta de poda, assista ao vídeo abaixo. Verá que não tem segredo!

Lubrificando a ferramenta

Ao terminar de limpar a sua tesoura de poda, é importante lubrificá-la. Para isso você pode usar algumas gotas de óleo mineral ou de óleo de máquina (mais recomendado). Assim evita que as partes enferrujem, além de tornar os movimentos mais macios.

Cuide também da mola, parte que muitas vezes esquecemos que existe. Apesar da mola ser a parte um pouco mais complicada de limpar, ela é essencial para o bom funcionamento da ferramenta.

Sempre que terminar de usar a tesoura de poda você fazer uma limpeza básica, aproveitando que a sujeira vai sair facilmente. Em seguida procure lubrificá-la, evitando que enferruje futuramente.

Leave a Reply