Tudo Sobre Samambaias: Como Cuidar Bem Delas!

0

As samambaias são excelentes plantas para se ter dentro de casa. Elas dão aquele toque especial na decoração, mais vida ao ambiente e, principalmente, voltaram à moda.

Sim! Estas plantas que eram moda nos anos 70 e era comum vermos na casa dos avós voltaram!

Como você deve saber, para ter samambaias lindas, daquele jeito que as amigas ficam perguntando como você faz para tê-las tão vistosas, é preciso ter um pouco de conhecimento sobre elas.

Saber como cuidar de uma samambaia não é algo muito difícil, mas é importante que você conheça alguns detalhes.

Neste artigo apresentamos as informações necessárias para o cultivo de samambaias, juntamente com algumas dicas preciosas. Não perca nenhuma parte deste artigo, pois corre o risco de deixar algo importante para trás!

Se tiver alguma dúvida, sugestão, elogio, crítica ou se apenas quiser dar um oi, escreva um comentário no fim da página. Ficaremos muito felizes com o seu contato!

Conhecendo as Samambaias

Se você pretende cultivar e quer saber como cuidar de samambaias, é importante conhecer um pouco sobre essa planta. Aliás, é sempre bom saber o que está cultivando, não é mesmo?

Você sabia que as elas já existiam na época dos dinossauros? Sim! Isso mostra o quanto elas são resistentes. Então, a boa notícia é: cuidar delas não é difícil!

como cuidar de samambaias
Na natureza as samambaias vivem em bosques e florestas.

Voltando às características das samambaias: basicamente, são plantas que não produzem flores nem sementes. Mas como elas reproduzem?

Essas plantas geralmente se reproduzem sexualmente por pequenos esporos. Algumas vezes podem se reproduzir vegetativamente, como é o caso da samambaia ambulante americana (Asplenium rhizophyllum).

Esse tipo de planta é classificado como pteridófita. Que importância isso tem para você que apenas quer saber como cuidar de samambaias? Vou explicar!

No período Carbonífero, as primeiras grandes florestas eram formados pelos ancestrais das pteridófitas atuais. Foram elas que contribuíram grandemente para a redução dos níveis de gás carbônico na atmosfera. Bom saber disso, não?

Que cuidados devo ter?

Você vai ver que não há muito segredo, manter as samambaias é fácil. Se é a primeira vez que está cultivando uma planta em casa, fez uma boa escolha! Elas são resistentes, o que ajuda bastante na hora de cuidar.

Mas você precisa saber de uma coisa: apesar de resistentes, o ar seco, correntes de ar e temperaturas extremas não irão ajudar muito. Nada que seja complicado de resolver, não é mesmo?

Então, se você protegê-las disso e der o que elas precisam, você terá suas plantas sempre com exuberantes folhas verdes. Elas deixarão sua casa mais linda do que você imagina!

Abaixo vamos explicar mais sobre o cultivo de samambaias dentro de casa, assim você terá bons resultados.

Dicas para o cultivo de samambaias dentro de casa

Existem várias espécies de samambaias. Existem também as que são nativas de climas subtropicais, de climas temperados e de climas tropicais.

samambaias, como cuidar?
Compartilhe!

É importante saber qual delas vai escolher para dar um ambiente adequado, evitando perdê-las por deixar de fazer coisas simples.

Por exemplo, se usar uma samambaia de clima tropical em um lugar muito frio elas não resistirão por muito tempo. Se não morrerem, ficarão horríveis.

As samambaias tropicais, por outro lado, preferem calor. Elas não se adaptando muito bem no inverno dos estados do Sul do Brasil. Já as de clima temperado preferem o frio, não gostando muito de muito calor, como no Nordeste, por exemplo. 

Escolha a que melhor se adapta ao clima de sua região e ambiente da sua casa. Afinal, mesmo morando em um lugar mais quente, é possível que elas prosperem se o lugar onde ela estiver foi mais fresco.

Para que você possa assegurar que a samambaia tenha um crescimento ideal e esteja sempre bonita, vamos falar abaixo um pouco do que elas necessitam:

Luz

Todos que gostam de dessas plantas já devem ter ouvido falar que elas gostam de sombra e umidade, não é mesmo? Esse mito surgiu observando onde elas ficam na natureza, geralmente no chão de bosques ou florestas.

Mas não é bem assim como falam, elas gostam sim de sol. Não muito sol, mas gostam!

Na natureza elas ficam em locais sombreados, mas recebem algumas réstias de sol durante o dia. Isto é, um pouquinho de luz direta em pequenos períodos.

Muita luz ou a falta dela deixará suas samambaias com as folhas amareladas, além de não crescerem como você espera. O ideal é que elas recebam luz forte em alguns períodos do dia. 

Não confunda!

receber luz forte não significa receber luz solar direta!

Uma dica para tê-las dentro da sua casa e ficarem bonitas é deixá-las perto de uma janela, onde recebam luz da manhã ou do fim da tarde. Não esqueça: elas não podem receber luz direta do sol forte como a do meio-dia ou do meio da tarde, principalmente no verão!

Luz artificial também pode ajudar, mas, para isso, use as fluorescentes, as de LED ou as especiais de jardinagem. As incandescentes, difíceis de encontrar atualmente, geram muito calor e não fará bem a essas plantas.

Deixe as samambaias na altura da janela, nem acima, nem abaixo. Cuidado para não ficar muito alta, pois pegará menos luz (pegar luz sim. Sol direto, não!).

Temperatura

Quando pesquisamos sobre essas plantas, espécies não faltam. O que você precisa saber é a origem da espécie que você escolheu. Assim você poderá dar a ela um ambiente com a temperatura mais adequada ao seu desenvolvimento.

De uma forma geral, podemos partir da premissa de que a maioria das samambaias não se dão bem no frio.

como podar samambaia
Na natureza, sem receber cuidados, as samambaias ficam secas no inverno.

Além disso, se a espécie escolhida for originária de regiões temperadas, elas vão preferir temperaturas entre 10 a 16ºC aproximadamente. Já as de clima tropical gostam de temperaturas em torno de 15 a 21ºC.

Como você não vai deixá-la em um ambiente que pega sol direto, principalmente o sol do meio-dia, provavelmente você consiga um ambiente com a temperatura adequada mais facilmente.

Umidade 

Na natureza as samambaias vivem em locais com muita sombra, embaixo de árvores, em locais com bastante umidade. Para você ter belas plantas, precisa dar isso a elas. 

Porém não confunda umidade com solo encharcado! Para ter bons resultados, sempre coloque, na parte de baixo dos vasos, pedras, argila expandida ou outro material que ajude na drenagem. 

Use de preferência vasos de plástico, pois eles retém mais umidade. Porém, você pode usar vasos de barro (que não retém umidade) ou então o coxim (vasos feitos de fibra de coco).

O coxim, no entanto, acumula muita água. Isso pode atrair lesmas e caramujos.

Há algumas décadas era comum o uso de xaxim como vasos. Talvez você tenha ouvido falar disso.

O xaxim, que também era uma espécie de samambaia, foi proibido porque havia risco de extinção da planta.

Você também deve borrifar nas folhas água à temperatura ambiente (nunca fria) de tempos em tempos. A não ser que o ambiente já seja úmido ou conte com um umidificador.

ATENÇÃO!

o coxim acumula muita água, podendo atrair lesmas e caramujos.

Dica: você pode usar um impermeabilizante na parte interna dos vasos de barro. Desta forma fará com que ele retenha a água, funcionando como os de plástico.

Preparando o solo

Como acontece com qualquer outra planta, o solo precisa ser adequado a ela. No caso das samambaias, você precisa ter em mente que elas não gostam de terra encharcada.

Portanto, o substrato precisa ter uma boa drenagem para que as raízes não fiquem encharcadas. Para garantir isso pode usar turfa ou pó da casca do coco. Dê preferência à turfa!

É importante também levar em conta que, por ter raízes delicadas, as samambaias precisam de um solo muito leve, como o das florestas e bosques.

Use também areia na composição do substrato, o que ajuda na drenagem, evitando que as raízes fiquem encharcadas.

Apesar de precisar de boa drenagem, nunca deixe que o solo secar.

Se o ambiente onde ela estiver for muito seco ou quente, você precisa regar um pouco todos os dias (com regador!). Dependendo do caso, até mais de uma vez por dia.

Nas florestas e bosques, onde elas vivem na natureza, elas tem um solo rico em matéria vegetal em decomposição e fungos. Então o substrato que você vai usar precisa ser igualmente rico.

Dica: você pode comprar substrato específico para samambaias. Isso vai poupar trabalho e dará a certeza que tudo está na proporção certa.

Como adubar as samambaias para obter melhores resultados

Você pode usar fertilizante líquido para alimentar suas samambaias. Porém, cuidado com a quantidade! Você precisa diluir. Se deixar a mistura muito forte pode ter o efeito contrário, pode prejudicar a planta.

Prefira usar o fertilizante nos meses mais quentes, pois no frio do inverno – nos Estados mais frios, principalmente – as samambaias podem entrar em estado de latência (como se elas estivessem “repousando”).

Como é importante que o ambiente das plantas esteja úmido, borrife um pouco de água nas folhas algumas vezes ao dia, principalmente se o clima for muito quente ou seco.

Você pode usar algumas gotas de fertilizante diluídas na água do borrifador. Este é um macete que ajudará muito!

Apesar dessas dicas, leia atentamente as instruções que vem no rótulo dos fertilizantes. Para as samambaias, são melhores os fertilizantes que contém mais nitrogênio, pois eles estimulam o crescimento das folhas.

Dica: Existem fertilizantes próprios para samambaia, com alto nível de nitrogênio. Se você puder, use estes para melhores resultados.

Quando e Como podar samambaias

As plantas geralmente precisam ser podadas para ficarem bonitas e fortes. A poda revitaliza e revigora as plantas. Com essas plantas não é diferente. Portanto, saber como podar as samambaias irá ajudar muito em sua manutenção.

O momento ideal para fazer esse trabalho não é difícil de identificar. Quando elas estiverem muito grandes, se as raízes estiverem saindo para fora do vaso ou se tiverem muitas folhas secas, será preciso podá-las. Simples, não?

Para podar as samambaias, siga os passos abaixo e terá ótimos resultados!

  • Com uma tesoura, pode as raízes que estiverem para fora do vaso.
  • Galhos secos devem ser podados, preferencialmente mais baixo possível (mais perto da terra).
  • Folhas quebradas devem ser removidas, cortando logo abaixo de onde está quebrado.
  • Folhas amareladas também devem ser removidas.
  • Você pode aparar as pontas das folhas para ficar no formato que você deseja.
  • Cuidado para não podar os brotos e galhos verdes!

Para saber se você precisa cortar as folhas, tente amassá-las com a mão. Se estiverem quebradiças, fazendo barulho ao amassar, precisa cortar. Caso contrário, deixe como está.

Cuidado para não cortar os brotos da samambaia!

Como fazer o transplante da samambaia

Se a sua planta estiver muito grande, você pode transferi-la para um vaso maior. Não é difícil, só requer um pouco de atenção e cuidado.

Para transplantar suas samambaias, siga os seguintes passos:

  1. Em um vaso, coloque primeiro a camada de drenagem. Esta camada pode ser feita com argila expandida, brita ou outro tipo de pedra, como o seixo rolado, por exemplo.
  2. Coloque a manta bidim (pode encontrá-la como manta para drenagem). Ela funciona como um filtro que permite somente a passagem da água, segurando a terra no lugar. Corte do tamanho certo do vaso, não deixe sobras.
  3. Coloque o substrato (terra) preparado para samambaias. Não encha o vaso todo, somente até metade (pouco mais ou pouco menos, dependendo do tamanho do vaso) é o suficiente.
  4. Retire a samambaia do outro vaso, com toda a terra que vier junto. Não remova a terra presa nas raízes.
  5. Coloque a planta, com terra e tudo, em cima do substrato. Pressione um pouco para assentar bem.
  6. Complete o vaso com substrato. 
  7. Retire galhos e folhas secas.
  8. Regue a primeira vez com muita água.

Onde plantar samambaias em casa?

As samambaias são plantas ótimas para enfeitar a casa. Você pode colocá-las onde achar que vai dar vida ao ambiente.

Tudo Sobre Samambaias: Como Cuidar Bem Delas! 1
As samambaias dão um toque especial no banheiro!

Geralmente as pessoas colocam samambaias dentro da sala, uma forma de dar mais vida e enfeitar um pouco esse ambiente.

Também é comum colocar essas plantas na cozinha, nos banheiros, nas sacadas e nas varandas.

Aí vem uma dúvida: 

Posso colocar samambaia em quartos?

Quanto à toxidade para o ser humano, você pode se tranquilizar. As plantas, em geral, soltam um pouco de gás carbônico, mas numa quantidade até 8 vezes inferior aos humanos.

Mas preste atenção a um detalhe! Os quartos às vezes ficam com as janelas fechadas durante o dia, ou com pouca iluminação e ventilação. Isso pode ser prejudicial para a planta.

As samambaias podem ajudar na decoração dos quartos, dando um toque de bom gosto e sofisticação.

Se você conseguir garantir luz e ventilação no quarto, sem problemas, pode colocar a samambaia no quarto!

E samambaias em apartamento, algum cuidado especial?

Mesmas regras que para os quartos: tendo luz, não ficando exposta á luz solar direta, tendo ventilação e tomando os cuidados que citamos neste artigo, sem problema algum. É a mesma coisa que tê-las numa casa!

Aliás, atualmente estão usando muito as samambaias em apartamentos como item de decoração. Sim, elas realmente voltaram à moda!

Dicas importantes para cuidar das samambaias

Vamos dar algumas dicas que ajudarão você a deixar suas plantas muito bonitas e saudáveis. São coisas realmente simples, mas que podem fazer muita diferença. Se você puder, faça todas elas!

Girar as plantas

Gire o vaso da samambaia para que sempre varie o lado que vai pegar sol. Atenção para não girar muito!

Este procedimento tem que ser feito aos poucos, um pouquinho a cada mês, algo entre 20 e 30º mais ou menos. Não passe disso!

Isso vai ajudar a evitar que um dos lados do vaso fique repleto de folhas e o outro lado fique sem. Se já viu isso acontecer, já sabe como resolver!

Quantidade de água nas regas

Se as folhas estiverem murchas, você está regando com muita água, reduza a quantidade.

Porém se, ao contrário, as folhas estiverem secando, está faltando água, aumente a quantidade. Cuidado para não aumentar muito!

Há uma forma fácil de verificar se a planta está precisando de água. Passe o dedo na terra onde a samambaia está plantada. Se o dedo sair seco, precisa regar. Se sair bem sujo de terra, não precisa de água.

Distância do teto

Se for deixá-las suspensas, não as deixe muito próximas ao teto. Muitos suportes para vaso, inclusive os que vem com gancho, são curtos demais para isso.

Faça uma “extensão” com uma corrente ou, o que deixa mais bonito ainda, faça ou compre suportes de macramê.

Seguindo todas estas dicas certamente terá bons resultados. E agora, que tal contar-nos suas experiências com as samambaias? Ou então tirar suas dúvidas ou dar sugestões? Para isso use o formulário para comentários no fim da página!

Não deixe de compartilhar. Isso nos ajuda a continuar a produzir conteúdos como este!

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More