As flores comestíveis sempre fizeram parte da gastronomia oriental, mas atualmente estão conquistando seu espaço em cozinhas do mundo inteiro. No Brasil, temos um movimento crescente pela valorização de alimentos naturais e pelo consumo de plantas alimentícias não convencionais (PANCS), grupo do qual a maioria das flores faz parte.
As flores são muito versáteis e podem ser utilizadas para compor saladas, entradas, chás, doces, vinhos e geleias. Ademais, proporcionam os óleos essenciais que perfumam diversos alimentos. A seguir, confira os benefícios de inseri-las na alimentação e conheça as principais espécies!
Benefícios de consumir flores comestíveis
Além de enfeitar o prato e acrescentar um sabor diferenciado na comida, a grande maioria das flores comestíveis apresentam propriedades muito benéficas para nossa saúde, como antioxidantes, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais.
Elas também são ricas em carotenoides e antocianinas, substâncias que ajudam na prevenção de doenças cardíacas, câncer, diabetes e doenças degenerativas.
Cuidados ao consumir flores
Com todos esses benefícios, você deve estar animado com a ideia de acrescentar flores no seu cardápio. Porém, é preciso atenção em alguns pontos, pois nem toda flor é comestível e algumas podem ser tóxicas para o nosso organismo.
O primeiro passo é identificar se determinada espécie pode ser consumida. Para isso, recomendamos que você pergunte para algum especialista, como agrônomos ou botânicos. Caso decida consultar na internet, é importante pesquisar pelo nome científico da planta, pois os nomes populares podem variar de acordo com a região.
Além disso, é importante saber quais partes da planta podem ser consumidas. Algumas flores possuem as pétalas e inflorescências comestíveis, ao passo em que o caule e miolo são tóxicos. Ficou em dúvida se a flor é comestível ou não? Então é melhor não consumir.
Outro ponto de atenção: flores que vieram da floricultura, que estão em calçadas ou em parques e canteiros urbanos não devem ser consumidas, pois elas podem estar contaminadas com fertilizantes químicos e metais pesados.
Portanto, inclua na sua alimentação apenas as flores que você cultivou ou que adquiriu em estabelecimentos que comercializam esse tipo de alimento. Por fim, se você possui alergia à pólen, seria melhor evitá-las.
07 Espécies de Flores Comestíveis
Existem diversas espécies de flores que são comestíveis, mas trouxemos as mais comuns e fáceis de encontrar ou cultivar. Confira!
01.Amor-perfeito
A flor amor-perfeito possui vários compostos antioxidantes benéficos para o nosso organismo, sendo uma das flores comestíveis mais comuns. Com um sabor levemente adocicado, é utilizada para aromatizar bebidas, vinagres e sopas, além de compor a receita de saladas, doces e tortas.
A indústria da beleza também se beneficia com seu aroma característico, incorporando o amor-perfeito em cremes e perfumes.
02.Capuchinha
A Capuchinha, também conhecida como flor de chagas, é rica em vitamina C e possui um sabor picante e amargo, semelhante ao agrião.
Além de possuir propriedades medicinais, essa flor é muito utilizada na gastronomia, principalmente no preparo de saladas.
03.Hibisco
Com um sabor cítrico singular, o hibisco está presente em licores, geleias e chás. Com a popularização da alimentação saudável, conseguimos encontrar chá de hibisco em qualquer mercado. Tenho quase certeza que você já viu ou experimentou.
Estudos mostram que o consumo regular de chá de hibisco ajuda a reduzir a pressão arterial. Porém, é importante dizer que essa flor é levemente ácida, então devemos consumir com moderação.
04.Alfazema
A alfazema é rica em propriedades relaxantes, calmantes e analgésicas. Por esse motivo, é muito utilizada na medicina para o tratamento de ansiedade, depressão, má digestão e processos alérgicos.
Aos poucos, a Alfazema está conquistando seu espaço na gastronomia. Suas flores podem ser usadas em chás, refogados, cozidos e em sobremesas, como geleias e doces. Além disso, sua cor lilás é muito requisitada na decoração de pratos.
É muito comum as pessoas confundirem Alfazema e Lavanda. No entanto, apesar de ambas pertencerem ao gênero Lavandula sp, a Alfazema corresponde a uma das espécies de lavandas, a Lavandula officinalis. No geral, suas flores são mais largas e apresentam uma floração tardia.
05.Calêndula Dobrada
A Calêndula é uma flor rica em carotenoides, substância antioxidante e que ajuda a prevenir o aparecimento de doenças cancerígenas, cardiovasculares e catarata.
Além de ser utilizada para fins medicinais na preparação de infusões, suas pétalas são usadas no preparo de sobremesas, saladas, sopas, omeletes, peixe e arroz. Devido a sua coloração alaranjada, é uma boa substituta do Açafrão. No entanto, seu miolo é indigesto e deve ser retirado antes do preparo.
06.Flor de abóbora
Incluir a flor de abóbora na alimentação traz diversos benefícios para o nosso organismo. Ela é rica em vitamina A e C, cálcio, fósforo e fibras. Consumir alimentos fibrosos ajuda no funcionamento do intestino e controla os picos de açúcar no sangue.
Com um sabor suave e levemente adocicado, as flores podem ser utilizadas em recheios de tortas e para temperar arroz. Porém, muitas pessoas preferem fritá-las e servir como aperitivo, semelhante aos famosos anéis de cebola. Que tal surpreender seus convidados servindo for de abóbora à milanesa?
07.Flor de ipê
O ipê nos proporciona lindas flores que, além de possuírem uma beleza única, são comestíveis. Existem diversas espécies de ipê, porém as únicas que podemos afirmar que são apropriadas para o consumo são: as flores brancas (Tabebuia roseoalba), amarelas (Tabebuia impetiginosa) e roxas (Tabebuia impetiginosa).
Suas pétalas possuem um sabor levemente amargo e um aroma adocicado. Elas podem ser consumidas cruas ou cozidas, em saladas, refogadas, salteadas em legumes, empanadas ou na farofa.
Esperamos que após a leitura você tenha conhecido algumas flores que são comestíveis e esteja convencido a incluí-las na sua alimentação. Experimentar sabores novos é algo que sempre vale muito a pena.
Que tal aproveitar e incluir algumas PANCS no cardápio? Clique aqui e leia nosso texto sobre as Plantas alimentícias não convencionais e seus benefícios para a saúde! Qualquer dúvida, estamos aqui!