Como plantar tomilho
O Tomilho é usado como erva medicinal e, principalmente, como condimento. Usado há milhares de anos, é uma das mais antigas ervas aromáticas a ser cultivada. A variedade mais conhecida e mais usada é a Thymus vulgaris, ou tomilho comum.
Informações técnicas
Porte
Porte pequeno.
Ciclo de vida
O tomilho é uma planta perene. Portanto pode ser cultivada por muitos anos. Com a idade ele vai se tornando lenhoso, o que faz com que a produtividade caia. Desta forma, é recomendado que as plantas sejam renovadas a cada dois ou três anos.
Manutenção
Logo após a floração deve ser podado. Desta forma evita-se que a base lenifique-se, mantendo-se saudável e com vigor por muito mais tempo. Se o crescimento for muito vigoroso, deve-se podar com mais frequência.
Necessidades
O Tomilho gosta de solos bem drenados, arenosos ou pedregosos. Ele não gosta dos substratos universais, portanto é interessante acrescentar alguma terra de jardim.
Esta planta não se dá bem com o excesso de umidade. Então deve ser regado apenas quando a terra estiver muito seca. Cresce bem se cultivado entre os 4°C a 28°C, mas suporta temperaturas mais baixas ou mais altas.
Luminosidade
Necessita de pelo menos 5 horas de luz solar direta por dia, pois precisa de boa luminosidade.
Propagação
Por sementes, por divisão de rizomas ou por estaquia.
Tipo de vaso
20 cm diâmetro ou floreira.
Partes usadas
Folhas e flores. O sabor das folhas do tomilho comum é mais forte quando elas estão secas. As folhas do tomilho-limão são usadas preferencialmente frescas.
Usos
Na culinária
Combina muito bem com legumes e feijões. Como os talos são duros, é melhor removê-los e usar somente as folhas.
Pode ser usado também para aromatizar o vinagre e o azeite.
Como planta medicinal
Pode-se dizer que esta planta é uma verdadeira farmácia, pois há diversos usos.
Pode ser usada como desinfestante, atuando bem tanto contra infecções tanto de vírus como infecções de bactérias (bronquite ou gripe, por exemplo).
O tomilho exerce uma ação sobre os estados febris, as tosses, nomeadamente a tosse convulsa das crianças, e as bronquites, pois possui propriedades anti-sépticas.
Ele é recomendado para todos os tipos de infecções, incluindo gripe, constipações e sinusite.
O chá também funciona evitando o envelhecimento precoce das células, pois tem efeitos antioxidantes.
Como é rico em ferro, também é indicado para pessoas com anemia.
Além disso, o tomilho facilita a digestão e age como relaxante muscular os músculos, constituindo um ótimo calmante do sistema nervoso.
Nos casos de estresse, ansiedade e depressão, banhos quentes com tomilho são tonificantes e revitalizantes, um verdadeiro estímulo natural. Para preparar o banho acrescenta-se à água do banho 2 a 3 litros de uma decoção feita com 50-100 g de tomilho, que foram fervidos durante 5 minutos.
No caso de gengivas ou mucosas inflamadas, os gargarejos à base de tomilho fazem maravilhas.
Infusão de tomilho: Num recipiente coloque um raminho de tomilho e insira um litro de água fervida por cima. Deixe em infusão durante um quarto de hora e depois coe. No caso de gripe (com ou sem tosse), beba o chá o mais quente possível e, se tiver as vias nasais obstruídas, inspire ao mesmo tempo o vapor, que vai agir como um descongestionante. Uma colher de mel serve para adoçar o chá e reforça o efeito no caso de tosse renitente.
Publicar comentário