A manjerona é uma planta originária do Mediterrâneo, pertencente à família das mentas. É uma erva rasteira que tem um sabor aromático, quente e levemente amargo.
Informações técnicas
Luminosidade
A manjerona precisa de sol, mas pode ficar em um lugar que tenha um pouco de sombra.
Tranquilamente pode ser plantada dentro de casa desde que receba sol pelo menos em uma parte do dia.
No entanto, seu sabor e aroma serão melhores se for cultivada em sol pleno o dia todo.
Ciclo de vida
A manjerona é uma planta perene em regiões de clima quente. Nos climas muito frios, porém, é anual, pois não suporta temperaturas muito baixas.
Necessidades
O melhor para a manjerona é um clima quente ou ameno, pois não se dão bem em temperaturas abixo de 10º C.
O solo deve ser mantido levemente úmido, portanto, irregue com frequência. Mas muita atenção, tanto o excesso quento a falta de água são prejudicias para esta planta.
Os melhores solos para esta erva são os ricos em nutrientes e matéria orgânica, preferencialmente os que tem textura areno-argilosa.
Porte
A manjerona atinge de 30 cm a 60 cm de altura.
Propagação
A manjerona pode se propagar por divisão de rizoma, estaquia, ou por sementes (na primavera).
Se fizer o plantio por estaquia, ou seja, os ramos devem ser cortados com pelo menos 10 cm de comprimento. Enterre pelo menos dois terços do comprimento do ramo no solo úmido.
O melhor é colocar os vasos onde os ramos foram plantados em local bem iluminado, fresco e sem luz solar direta até que as plantas tenham enraizado bem.
Tipo de vaso
A manjerona pode ser cultivada em vasos de tamanho médio ou grande ou então em floreiras.
Manutenção
Podar antes de começar o inverno. Proteja a planta das geadas, pois ela é muito sensível ao frio.
Partes usadas
Folhas e flores.
Usos
Muito popular nas cozinhas italiana e grega, esta erva é usada na preparação de molhos de tomate, pizzas e sopas, além de ser usada para temperar vinagres e óleos.
Omeletes, batatas e pratos com queijo ganham um toque especial com a manjerona. Frequentemente é usada em combinações de ervas tais como as “ervas finas”.
Propriedades medicinais
Pode-se usar a infusão de manjerona para tratar tosse, gripo, bronquite, asma, resfriado, cólicas intestinais e menstruais, cansaço, herpes genital, pouca libido e apatia.
Para fazer o chá de manjerona, use 30 gramas de folhas de manjerona, adicione 1 litro de água fervente e deixe repousar.
Aromaterapia
A manjerona pode ser combinada com a menta e o alecrim, no preparo de um delicioso banho calmante. A sua fragrância suave e calmante aquece e reconforta, resultando em uma ação benéfica sobre o sistema nervoso.